A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
A Pousada de Viseu recebeu no passado sábado, a tão aguardada 9ª…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
Já arrancou a administração da quarta dose da vacina contra a Covid-19 nos idosos com mais de 80 anos e que se encontram em lares.
A segunda dose de reforço da vacina foi antecipada devido ao aumento de infeções no país, sendo que estava prevista apen as para o início do outono.
No Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Douro Sul, a vacinação nas estruturas residenciais para pessoas Idosas (ERPI) começou hoje em todos os concelhos do norte do distrito. Só não está a ser realizada nos lares com surtos, ou que tiveram utentes infetados nos últimos quatro meses.
Já no ACES Dão Lafões, a vacinação nos lares com a quarta dose arranca esta semana. O agrupamento de centros de saúde está ainda a fazer uma avaliação dos idosos que estão em condições de receber mais um reforço da vacina. Nos centros de vacinação os seniores, com mais de 80 anos, já podem ser vacinados.
20 surtos em lares nos últimos 28 dias
De acordo com as autoridades de saúde, nos últimos 28 dias, registaram-se 20 surtos em ERPI da região Viseu Dão Lafões. O ACES Dão Lafões é, aliás, a região da zona centro com mais surtos ativos nos lares.
O ACES Dão Lafões lidera também na incidência, sendo o que tem o maior número de casos por 100 mil habitantes, nos últimos sete dias há registo de 1643,1/100 mil.
Já no que diz respeito à mortalidade devido à Covid-19, o ACES Dão Lafões é o quarto da zona centro com a taxa mais alta, 276,2 casos por 100 mil habitantes. A lista é liderada pelo ACES Pinhal Interior Norte com 363/100 mil habitantes.
Vouzela com a taxa de incidência mais elevada no ACES Dão Lafões
O concelho de Vouzela é o que apresenta a taxa mais elevada de incidência, no ACES Dão Lafões, analisado o período entre 3 e 9 de maio. Vouzela apresenta uma taxa de 2151 casos por 100 mil habitantes. No “top 5” estão ainda Viseu (2036/100 mil), Mangualde (1996/100 mil), Oliveira de Frades (1673/100 mil) e Penalva do Castelo (1568/100 mil).
O concelho onde a taxa de incidência é mais baixa, no ACES Dão Lafões, é Castro Daire, com 688 casos por 100 mil habitantes.