Os óculos são fundamentais, tanto para quem precisa de correção visual quanto…
A Comunidade Intermunicipal do Oeste deu as boas vindas ao ‘Post Tour…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Jorge Marques
por
Helena Barbosa
por
Raquel Costa, presidente da JSD Concelhia de Tarouca
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Tondela alertou as creches do concelho para estarem atentos a sinais de maus-tratos na infância. O repto foi deixado numa ação de formação organizada pela entidade e que abordou precisamente os maus-tratos em crianças.
A ação foi direcionada em especial aos técnicos das creches de Tondela, visando sensibilizá-los para a necessidade de identificarem e sinalizarem situações de maus-tratos na infância, de que são exemplo as marcas físicas e psicológicas, e estarem atentos ao que as crianças verbalizam e exprimem através, por exemplo, de desenhos.
“Os técnicos adquiriram algumas competências no sentido de identificar corretamente alguns desses sinais fazendo, posteriormente, uma correta sinalização”, sublinha a CPCJ de Tondela.
Em 2023, o número de processos acompanhados pela comissão de proteção aumentou, sendo que a entidade CPCJ de Tondela acompanhou cerca de 100 crianças em 2023. Os menores foram sinalizados na maioria por situações de violência doméstica, seguindo-se o absentismo escolar.
Relativamente às entidades que mais reportaram os casos, a GNR aparece em primeiro lugar, seguida das escolas do concelho de Tondela.
Em 2024, a CPCJ de Tondela quer baixar o número de ocorrências e sensibilizar a população para a garantia do bem-estar das crianças e jovens organizando várias ações ao longo do ano.