Com o lema “20 anos de História a olhar para os Próximos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Com a chegada do outono, é altura de saborear os ingredientes da…
por
Clara Gomes - pediatra no Hospital CUF Viseu
por
Pedro Escada
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
O sítio do Tapado das Casas, em Carvalhal de Vermilhas, no concelho de Vouzela, vai receber visitantes este sábado (23 de setembro) para um dia aberto às escavações arqueológicas que lá decorrem.
A organização é do Instituto de Estudos Medievais da Universidade Nova de Lisboa e da Câmara local. A visita será guiada pela equipa de arqueólogos e estudantes que estão a realizar os trabalhos.
O Tapado das Casas situa-se em plena Serra do Caramulo, a cerca de 950 metros de altitude, e terá sido criado há cerca de 1.000 anos. O povoado era usado sazonalmente durante o verão “quando os pastos em torno da aldeia escasseavam e os da montanha estavam frescos e acessíveis”, explica a Câmara de Vouzela em comunicado.
A iniciativa é gratuita e decorrerá entre as 09h00 e as 12h30. Quem quiser participar pode entrar em contacto com o Posto de Turismo de Vouzela pelo telefone 232 740 070 ou para o e-mail gab.turismo@cm-vouzela.pt.
Os trabalhos no Tapado das Casas decorrem no âmbito de Vouzela: Escavações arqueológicas vão decorrer na Lapa da Meruje e no Tapado das Casas que decorrem desde finais de agosto no concelho de Vouzela e são organizadas pelas universidades do Algarve e Nova de Lisboa.
Na anta da Lapa da Meruje, os trabalhos visam recuperar e estabilizar os esteios do corredor do monumento. Já no Tapado das Casas, o objetivo das escavações visa determinar a funcionalidade e cronologia das estruturas aí construídas.