A Comunidade Intermunicipal do Oeste deu as boas vindas ao ‘Post Tour…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Sabia que é possível parecer mais jovem e elegante com os seus…
por
Jorge Marques
por
Helena Barbosa
por
Raquel Costa, presidente da JSD Concelhia de Tarouca
Os jovens da Diocese de Viseu que participaram na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) vão dar o seu testemunho de como viveram o maior evento da Igreja Católica numa iniciativa que vai decorrer no próximo dia 26 de novembro.
A Jornada Diocesana da Juventude vai reunir não só os jovens como também as famílias da região que acolheram os peregrinos estrangeiros antes de estes rumarem a Lisboa, onde decorreu a JMJ. O encontro vai realizar-se no Colégio da Via-Sacra.
O diretor da Pastoral Juvenil de Viseu e responsável pelo Comité Organizador Diocesano da JMJ, Fernando Chapeiro, adianta que o encontro visa “proporcionar uma tarde de partilha, onde nos propomos a escutar os jovens e as famílias, através dos seus testemunhos, tal como o Papa Francisco nos pede”.
“Todos os anos somos convidados pelo Papa Francisco a celebrar o Dia da Juventude, no Cristo Rei, que este ano é a 26 de novembro. Assim, na sequência da JMJ, faremos um encontro onde queremos escutar todos os que participaram neste evento e nos Dias na Diocese (que aconteceram na semana antes da Jornada)”, explica acrescentando que o encontro é aberto a toda a Diocese de Viseu. “São todos bem-vindos, em especial os jovens e as famílias”, diz.
No ano passado, a Jornada Diocesana da Juventude juntou 500 pessoas. Fernando Chapeiro diz que a organização espera “manter este número ou ultrapassá-lo”.
O programa começa às 11h00, com uma missa na Sé Catedral, presidida pelo bispo de Viseu, D. António Luciano, com a presença esperada de movimentos, grupos e obras laicais. Às 14h30, os participantes são acolhidos no Colégio da Via-Sacra.
Depois da oração inicial com cânticos, os testemunhos começam a ser dados pelas 15h00, estando intercalados por momentos musicais. Pelas 16h15, é apresentado o Programa Pastoral Diocesano 2023-2026, que tem como tema “Todos, Raízes da Alegria”. Uma hora mais tarde, D. António Luciano fará o encerramento do encontro. O programa prevê também um lanche convívio ao final do dia.
Na Jornada Mundial da Juventude, que decorreu de 1 a 6 de agosto, a Diocese de Viseu esteve representada com cerca de 1000 O grito de fé, a crónica de uma semana em Lisboa e 327 famílias de acolhimento.