Há uma história por detrás do famoso Pastel de Feijão da Pastelaria…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Em pleno coração de São Pedro do Sul, a aldeia de Covas…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
Os jovens da Diocese de Viseu que participaram na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) vão dar o seu testemunho de como viveram o maior evento da Igreja Católica numa iniciativa que vai decorrer no próximo dia 26 de novembro.
A Jornada Diocesana da Juventude vai reunir não só os jovens como também as famílias da região que acolheram os peregrinos estrangeiros antes de estes rumarem a Lisboa, onde decorreu a JMJ. O encontro vai realizar-se no Colégio da Via-Sacra.
O diretor da Pastoral Juvenil de Viseu e responsável pelo Comité Organizador Diocesano da JMJ, Fernando Chapeiro, adianta que o encontro visa “proporcionar uma tarde de partilha, onde nos propomos a escutar os jovens e as famílias, através dos seus testemunhos, tal como o Papa Francisco nos pede”.
“Todos os anos somos convidados pelo Papa Francisco a celebrar o Dia da Juventude, no Cristo Rei, que este ano é a 26 de novembro. Assim, na sequência da JMJ, faremos um encontro onde queremos escutar todos os que participaram neste evento e nos Dias na Diocese (que aconteceram na semana antes da Jornada)”, explica acrescentando que o encontro é aberto a toda a Diocese de Viseu. “São todos bem-vindos, em especial os jovens e as famílias”, diz.
No ano passado, a Jornada Diocesana da Juventude juntou 500 pessoas. Fernando Chapeiro diz que a organização espera “manter este número ou ultrapassá-lo”.
O programa começa às 11h00, com uma missa na Sé Catedral, presidida pelo bispo de Viseu, D. António Luciano, com a presença esperada de movimentos, grupos e obras laicais. Às 14h30, os participantes são acolhidos no Colégio da Via-Sacra.
Depois da oração inicial com cânticos, os testemunhos começam a ser dados pelas 15h00, estando intercalados por momentos musicais. Pelas 16h15, é apresentado o Programa Pastoral Diocesano 2023-2026, que tem como tema “Todos, Raízes da Alegria”. Uma hora mais tarde, D. António Luciano fará o encerramento do encontro. O programa prevê também um lanche convívio ao final do dia.
Na Jornada Mundial da Juventude, que decorreu de 1 a 6 de agosto, a Diocese de Viseu esteve representada com cerca de 1000 O grito de fé, a crónica de uma semana em Lisboa e 327 famílias de acolhimento.