Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
André Marinho
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
O distrito de Viseu continua em alerta devido ao calor. Até às 18h00 de quarta-feira, o aviso amarelo colocado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera continua em vigor, devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.
Por isso, esta terça-feira (14 de junho), Viseu vai continuar a registar temperaturas altas. Segundo as previsões do IPMA, a cidade vai ter hoje máximas de 32 graus e mínimas de 21º com sol e algumas nuvens altas.
No distrito, as máximas desta terça-feira deverão oscilar entre os 30º (Cinfães) e os 37º (Tabuaço).
Mangualde, Moimenta da Beira, Penalva do Castelo e São João da Pesqueira têm 36º previstos e Armamar, Carregal do Sal, Nelas, Sernancelhe e Tarouca 35º. Já Mortágua, Penedono, Sátão e Tondela atingem os 34º.
Lamego, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Vila Nova de Paiva e Vouzela vão ter 33º de máxima, Castro Daire 32º e Oliveira de Frades e Resende 31º.
Para quarta-feira (dia 15), o IPMA prevê máximas de 35º em Viseu. De resto, as temperaturas vão manter-se altas até amanhã, dia em que pode chover e até trovejar. Até ao final da semana, há chuva no horizonte, afirma a meteorologista Ângela Lourenço.
“Espera-se que possam ocorrer algumas nuvens durante a tarde, embora essa probabilidade seja maior a partir de quarta-feira. As nuvens surgem com maior quantidade a partir da tarde, pode ocorrer trovoada nalguns locais do distrito e pode ocorrer aguaceiros. Essa situação deverá manter-se até sexta-feira”, explica.
Também a meio da semana, vai assistir-se a uma descida da temperatura. “As temperaturas começam gradualmente a diminuir e deverão ter, para sexta-feira, máximas até à volta dos 30º em todo o distrito. Em relação à temperatura mínima, visto que as noites têm sido quentes nalguns locais, a tendência será também de descida, apontando para valores na ordem dos 19º”, acrescenta Ângela Lourenço.
Entretanto, o Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Centro voltou a alertar para os conselhos a ter nesta altura.
A autoridade de saúde apela para que, nos dias de maior calor, seja evitada a exposição solar entre as 11h00 e as 16h00, recomendando também o uso de protetor solar com fator de proteção superior a 30 e também de peças de roupa leves, de preferência de algodão e com cor clara.
No exterior, as pessoas devem evitar fazer esforços físicos intensos, permanecendo em locais frescos à sombra ou climatizados. Durante o dia, devem-se fechar as janelas e persianas. À noite, deve fazer-se o oposto, aproveitando o ar fresco para arrefecer os edifícios.
As autoridades regionais apelam ainda ao consumo de água e sumos naturais de fruta, sobretudo para os idosos e as crianças e mesmo não tendo sede, e que se evitem refrigerantes e bebidas alcoólicas e se façam refeições ligeiras à base de saladas. As pessoas também são aconselhadas a visitar ou contactar idosos e outras pessoas vulneráveis que vivem sozinhas.
As atividades ao ar livre devem ser reduzidas, em especial as que exigem esforço físico intenso, tais como desportos, durante o período do dia em que as temperaturas estão mais elevadas.