A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Sabia que é possível parecer mais jovem e elegante com os seus…
No segundo episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
Raquel Costa, presidente da JSD Concelhia de Tarouca
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
O distrito de Viseu vai passar a estar em aviso laranja a partir desta noite de sexta-feira, devido à previsão de queda de neve nas terras altas.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) atualizou o aviso, que antes era de amarelo, e este vai estar ativo das 21h00 de hoje até às 09h00 de domingo (10 de março).
Segundo as informações meteorológicas, em causa está a prevista de queda de neve acima da cota dos 600 metros “com acumulação até 15 centímetros acima de 800 metros e que poderá ser até 30 centímetros acima de 1000 metros”.
De resto, o IPMA mantém os avisos amarelos de chuva e vento fortes. O aviso de vento já entrou em vigor às 15h00 desta sexta-feira e o de chuva entra às 18h00. Ambos terminam às 21h00 de hoje.
Entretanto, a Proteção Civil emitiu esta sexta-feira (8 de março) um novo alerta de mau tempo para as próximas 48 horas. Depois do Chuva, vento e neve agravam estado do tempo a partir desta quarta-feira (dia 6), a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) prevê queda de neve nas regiões Norte e Centro e vento forte nas terras altas.
Em comunicado, as autoridades preveem queda do manto branco “acima dos 800/1000 metros e, no dia 9 de março (sábado), acima de 600/800 metros”, além de vento mais intenso com rajadas até 80 quilómetros/hora.
Tendo em conta esta previsão, a ANEPC antecipa perturbações graves causadas pela neve como estradas cortadas, danos em estruturas ou árvores e abastecimentos locais prejudicados, além de piso escorregadio.
A nota aponta ainda para a possibilidade de queda de ramos ou árvores, bem como de afetação de infraestruturas associadas às redes de comunicações e energia e a outras estruturas, e para desconforto térmico na população devido à descida da temperatura mínima.
Por isso, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil apela à atenção para com grupos mais vulneráveis como bebés, idosos, doentes crónicos e sem-abrigo e ao cuidado na circulação em estradas, evitando andar em vias afetadas pela neve, e junto a árvores devido ao risco de queda.
A entidade também sugere fixar estruturas soltas, nomeadamente andaimes e placards, e adotar uma “condução defensiva, reduzindo a velocidade e tomando especial atenção à eventual acumulação de neve e/ou formação de gelo ou geada nas vias rodoviárias”.
Nas vias afetadas pela acumulação de neve, deve-se evitar viagens com crianças, idosos ou pessoas com necessidades especiais, além de conduzir veículos pesados, e restringir-se “ao máximo possível” os movimentos de veículos e de pessoas apeadas.
A ANEPC apela à população que esteja atenta às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e forças de segurança.