Com a chegada do outono, é altura de saborear os ingredientes da…
A Comunidade Intermunicipal do Oeste deu as boas vindas ao ‘Post Tour…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Pedro Escada
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
Há 3543 idosos a viverem sozinhos ou em situação de isolamento no distrito de Viseu. A conclusão é da Guarda Nacional Republicana através da Operação “Censos Sénior”. A força de autoridade esteve durante todo o mês de outubro a percorrer todos os distritos do país para perceber quantos cidadãos mais velhos viviam em situação de vulnerabilidade.
Contas feitas, só Guarda (com 5012) e Vila Real (5191) têm mais idosos nessa situação do que Viseu. Quanto aos distritos vizinhos, Aveiro tem 1480 idosos sozinhos ou isolados, Coimbra conta com 1254 situações de vulnerabilidade sénior e o Porto é o distrito, a nível nacional, com menos ocorrências: são 946 idosos a viverem numa situação mais frágil. No total nacional, a GNR sinalizou 44484 pessoas em idade sénior a viverem sozinhas ou isoladas.
Nesta operação, os militares da GNR abordaram os idosos dando-lhe indicações para adotarem comportamentos que permitam reduzir o risco de virem a ser burlados, roubados ou violentados. Em todo o país, a GNR realizou 3431 operações porta a porta, o que significou alcançar 19812 idosos.