Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
André Marinho
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
O festival Vistacurta encerra este sábado (19 de outubro) com uma noite de música e vídeo no Carmo’81, em Viseu. O DJ Pedro Mesquita e o VJ João Pedro Gomes atuam a partir das 23h30, depois da entrega dos prémios do evento organizado pelo Cine Clube.
Pedro Mesquita é membro do colectivo de DJ’s 7 Magníficos e é descrito como um “animal de palco sempre munido da melhor camisa havaiana e dos mais exóticos discos de nomes como Roberto Carlos, José Mário Branco ou Sophia Loren”, segundo a organização.
Já João Pedro Gomes é criador de vídeo, responsável de pós-produção e realização de videoclipes, documentários e publicidade. Em 2004, criou juntamente com o realizador Paulo Abreu os Daltonic Brothers, que, com espetáculos ao vivo, peças de ilustração e animação, destacam-se pela “sua sensibilidade, ecletismo e dedicação ao humor”.
A entrada no Carmo’81 é gratuita.
O que (ainda) pode ver até sábado no Vistacurta
Esta quinta-feira (dia 17), o auditório do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) exibe a partir das 21h30 cinco curtas-metragens em competição no Vistacurta. São elas “Tão Pequeninhas, Tinham o Ar de Serem Já Crescidas” de Tânia Dinis, “Fly” de Natallia Bulynia, “Nocturno Para Uma Floresta” de Catarina Vasconcelos, “That’s How I Love You” de Mário Macedo e “Absedo” de Joana de Sá.
Já esta sexta-feira (dia 18), os realizadores viseenses Afonso e Bernardo Rapazote vão estar numa iniciativa com escolas às 10h00 no IPDJ. Na “Carta Branca”, vão ser exibidos “A Febre de Maria João”, realizado pelos irmãos Rapazote, e “A Caça”, de Manoel de Oliveira.
Às 21h30, são exibidos “Click!” de José Pereira, “O Jardim em Movimento” de Inês Lima, “Driving Nowhere” de Marco Pereira Campos, “Amanhã Não Dão Chuva” de Maria Trigo Teixeira e “Oxímora Vida…” de Fernando Sá Machado.
Este sábado, a programação do Vistacurta conta com um cine-concerto e uma oficina de artes para crianças no Teatro Viriato. O espetáculo “Music for Short Films” do coletivo Space Ensemble acontece às 16h00 deste sábado, enquanto a oficina de arte Tatabitato, dinamizada por Ana Bento e Bruno Pinto, começa às 10h30.
A fotografia também vai marcar presença no festival pelo olhar de Nuno Tudela, fotógrafo de Viseu. A exposição “Cine-PT | Pola-NT” reúne retratos de figuras ilustres do cinema português e vai estar patente no Museu de História da Cidade, na Rua Direita, até 25 de janeiro com entrada livre. A inauguração está marcada para as 17h30 deste sábado.
À noite, vão ser entregues os prémios do Vistacurta e exibida a longa-metragem “As melusinas à margem do rio” de Melanie Pereira, uma realizadora de Tondela. Este ano, a programação do festival inclui 15 curtas-metragens em competição.