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Pedro Escada
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Joaquim Alexandre Rodrigues
A recuperação do turismo, um setor chave para a economia global e fundamental para a região Duriense, dependerá em grande medida da capacidade de inovação e resposta à procura do turista pós-COVID.
Neste sentido é necessário reforçar a promoção do Douro como um destino com espaços e eventos desportivos únicos pelas suas características paisagísticas e ambientais.
Exemplos como os grandes eventos desportivos: a Meia Maratona do Douro Vinhateiro, as provas automobilísticas de Vila Real, o Granfondo do Douro, as provas de Triatlo, Trail Running, Btt, os percursos pedestres, desportos náuticos, a orientação, escalada, entre muitas outras modalidades, perfazem um leque diversificado de oportunidades para permitir que, ao longo de todo o ano, seja possível potenciar e dinamizar o Douro como um destino europeu de eleição para o Turismo desportivo.
Importa pois, que as diversas entidades públicas e privadas possam definir um Plano Estratégico que abarque as principais necessidades identificadas, que, fundamentalmente, incidam sobre aspetos de sustentabilidade e acessibilidade da oferta, eventos e instalações de qualidade, como contributo de valor para a marca e dar continuidade ao trabalho de promoção ao nível da procura e qualificação da estratégia de marketing.
O objectivo deveria por procurar tornar o Douro num destino turístico-desportivo de referência no mundo, através dos eventos e espaços disponibilizados para a prática desportiva.
Para isso, propomos a estruturação das seguintes linhas de trabalho:
– Identificação de eventos desportivos com conotação turística e alinhados com o posicionamento do destino.
– Criação de grupos de trabalho por modalidades desportivas onde sejam discutidas as ações a serem realizadas, tanto promocionais bem como a estruturação do destino como interesse mundial desportivo-turístico.
– Eventos exemplares, que valorizem os outros produtos do destino, e que se destacam no atendimento turista-atleta.
– Eventos desportivos paradigmáticos na gestão sustentável e assim potenciar a estratégia do destino.
– Criação de aplicação com disponibilização de informação sobre os locais e eventos desportivos.
– Definição do Douro como Destino Europeu de Excelência de Turismo Desportivo, como marca de qualidade.
As possibilidades são imensas e estão abertas para o território duriense, na promoção do turismo desportivo e na combinação com uma oferta cultural, de lazer e experiências diferenciadoras que o Douro pode oferecer.
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Clara Gomes - pediatra no Hospital CUF Viseu
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Pedro Escada
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Joaquim Alexandre Rodrigues
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Jorge Marques
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Helena Barbosa