A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Apresento-vos Simba! O verdadeiro rei lá de casa. Este gato persa, com…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Nádia Martins
por
Vítor Santos
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro) anunciou a aprovação de mais candidaturas destinadas à reabilitação e modernização de escolas públicas dos 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário na região Centro, entre elas duas para estabelecimentos de Viseu. No total foram seis as novas aprovações, correspondendo a 41,8 milhões de euros.
No distrito de Viseu, são mais de 7 milhões de euros destinados à requalificação da Escola Básica D. Duarte, em Vil de Soito e da Escola Básica Dr. Azeredo Perdigão, em Abraveses.
Estas aprovações somam-se às 30 já aprovadas anteriormente, elevando o investimento total para 191 milhões de euros, ao abrigo do Programa Escolas, integrado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Na região de Viseu, já tinham sido aprovados mais de 16 milhões para requalificações no município de Castro Daire, Carregal do Sal, Sátão e Nelas. Até ao momento, foram pagos cerca de 10% do montante global.
Isabel Damasceno, Presidente da CCDRC, sublinhou a importância deste investimento para a educação na região, afirmando que o Programa Escolas “é muito ambicioso e mobiliza diferentes fontes de financiamento”. O objetivo do programa é promover a recuperação e construção de 451 estabelecimentos escolares em todo o país.
Além disso, o programa tem como prioridade a implementação de medidas de eficiência energética, visando uma redução de pelo menos 30% no consumo de energia primária, em linha com os compromissos de descarbonização e sustentabilidade. O investimento total do programa é de 1.730 milhões de euros, financiado pelo PRR, programas regionais do Portugal 2030, o Banco Europeu de Investimento (BEI) e o Orçamento do Estado.