Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
Jorge Marques
por
João Azevedo
por
José Junqueiro
As freguesias de Ribeiradio e São João da Serra, no concelho de Oliveira de Frades, viram aprovadas as suas áreas de reabilitação urbana. A aprovação foi feita em sede de Assembleia Municipal.
Em Ribeiradio, a área ficou delimitada à zona principal da freguesia ao longo da Estrada Nacional 16 numa área de 56 hectares, além da antiga estação ferroviária e do apeadeiro da Senhora Dolorosa. Já em São João da Serra, foram agregados os aglomerados de São Joane e de Conlela numa área de 21 hectares.
O presidente da Câmara, Paulo Ferreira, diz ao Jornal do Centro que a medida foi tomada para que sejam requalificadas algumas casas que já se encontram devolutas e dinamizar os territórios dessas duas freguesias.
“Isto concebe-se num plano que traçámos para fixar e estimular a reconstrução de edifícios nas freguesias pelo facto de terem sido criadas algumas infraestruturas e haver a necessidade de requalificar algumas para conseguirmos atrair polos e dinamizar certos pontos do território. Ainda é nosso objetivo lançar as ARU para mais duas freguesias muito em breve e vamos ver se ainda concluímos até ao final deste mandato todas as outras freguesias do concelho”, explica.
O autarca lembra que os edifícios são já antigos e acredita que a sua requalificação é uma solução para atrair e fixar pessoas no concelho.
“Normalmente, são edifícios com alguma idade e algum estado de degradação para os reabilitar e colocar à disposição. Sabemos que, depois de colocarmos o produto do turismo em execução, hoje temos de criar condições para que as pessoas venham ter connosco para requalificar edifícios antigos e devolutos e possam fixar em Oliveira de Frades e nas freguesias”, diz.
A autarquia de Oliveira de Frades vai conferir aos proprietários benefícios fiscais pelas obras nos edifícios em causa.