A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Sabia que é possível parecer mais jovem e elegante com os seus…
No segundo episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
Raquel Costa, presidente da JSD Concelhia de Tarouca
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
Implementado há 20 anos, o Viseu Habita já permitiu requalificar a casa de 1698 famílias do concelho. O programa, que reabilita imóveis de famílias carenciadas, conta já com um investimento de mais de 6,4 milhões de euros.
Na edição deste ano, a Câmara Municipal de Viseu reabilitou 48 habitações, num total de 85 candidaturas apresentadas, num apoio de mais de 180 mil euros. Além do Viseu Habita, desde 2009 a Câmara Municipal de Viseu tem o programa Viseu Solidário, que este ano contribuiu com um investimento de 100 mil euros e, desde que foi implementado, em mais de dois milhões de euros.
O Solar dos Peixotos recebeu esta sexta-eira (15 de dezembro) a cerimónia assinatura dos contratos e entrega das comparticipações dos programas municipais desde ano, onde foram contempladas 18 freguesias urbanas e rurais do concelho de Viseu.
Para o presidente da autarquia, Fernando Ruas, a realização destes programas de apoio à comunidade “é uma satisfação” e “um dos poucos momentos altos de quem gere uma câmara”.
“Foi muito gratificante ter ido às habitações que ajudámos a recuperar e ver como as famílias estão reconfortadas com a nova habitação. Em todas encontramos gente que deu conta que tinha uma melhoria muito grande na sua vida, apenas por um direito que é fundamental que é ter uma habitação melhor”, afirmou.
Segundo o autarca, Viseu foi pioneiro no investimento na habitação e tem, atualmente, um programa ambicioso com a Câmara de Viseu comprou 34 edifícios para construir casas nas aldeias do concelho que vão ser reabilitadas e colocadas à disposição dos cidadãos.
“No capítulo da habitação fomos pioneiros. Há 20 anos que decidimos que era preciso pôr “as mãos na massa”. Estamos no campo do primeiro direito, a habitação, e devemos fazer tudo para que os nossos cidadãos possam ter uma habitação cada vez mais digna. Temos um programa ambicioso, já compramos 70 fogos nas freguesias, exatamente para começarmos a conceder instalações mais dignas à nossa população, porque isso é fundamental”, sustentou.
Na cerimónia marcaram presença, além do autarca de Viseu, a vereadora do Urbanismo, Mara Almeida, e o administrador executivo da HABISOLVIS E.M., João Pedro Silva.