Aqui está ela! Nala, a verdadeira guerreira da sua história! Esta cadela…
A surpresa marcou a manhã no passado sábado nas lojas Auchan, e…
Hoje celebra-se o Dia Mundial da Visão, uma iniciativa anual levada a…
por
Pedro Baila Antunes
por
José Junqueiro
por
Alfredo Simões
A Câmara de Nelas anunciou as datas dos carnavais do concelho. As celebrações em Nelas e Canas de Senhorim vão decorrer de 11 a 13 de fevereiro.
As festividades, que contam com quatro corsos juntando os bairros de Paço e Rossio em Canas e os da Igreja e do Cimo do Povo em Nelas, atraem dezenas de carros alegóricos, centenas de figurantes e muitos milhares de visitantes ao concelho.
Os carnavais de Canas de Senhorim e de Nelas são “grandiosos” e cada um têm “a sua especificidade, tradição e secularidade”, recordou a autarquia.
O Carnaval de Canas de Senhorim realiza-se há mais de 400 anos e acompanhou a evolução histórica da localidade, tendo nascido com a formação dos bairros do Paço, na zona nobre, e do Rossio, onde se instalaram o povo e a burguesia. A diferença social dos seus habitantes foi razão suficiente para que estes dois grupos se confrontassem no Carnaval, altura do ano propícia à denúncia e à crítica.
“A tradição e genuinidade do Carnaval de Canas de Senhorim conferem-lhe um lugar de destaque no panorama nacional. A originalidade, diversidade de costumes e a saudável Carnaval: A um “Paço” do Rossio, Canas de Senhorim celebrou a festa maior são as principais características que se mantêm até aos dias de hoje”, realça a Câmara.
Em 2020, o Carnaval de Canas de Senhorim esteve entre os nomeados para as 7 Maravilhas da Cultura Portuguesa na categoria de Rituais e Costumes, por ser um dos mais antigos carnavais do País.
Já as “Contra Danças” e os Bailes de Carnaval estiveram na origem do Carnaval de Nelas, que surgiu em termos oficiais em meados dos anos 70 com a Comissão de Carnaval da Associação do Cimo do Povo, criada em 1975, e com o primeiro desfile organizado pela Associação do Santo António (bairro da Igreja) em 1977.
“A partir deste ano, o Carnaval passou a ser sinónimo de muito trabalho, de muitos dias e noites perdidas para membros das duas Associações, que colaboravam entre todos para que tudo fosse perfeito. Também as restantes freguesias do Concelho tinham por tradição improvisar carros alegóricos rústicos, num ato simbólico para sinalizar esta época festiva e animar a população local. Alguns desses carros chegavam mesmo a integrar o Carnaval da Vila de Nelas”, recorda a autarquia.