A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…
A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
José Carreira
Viseu está entre as dez cidades portuguesas com melhores condições para aplicar o conceito da Cidade dos 15 Minutos, de acordo com um levantamento realizado pelos Laboratórios de Ciências Computacionais da Sony, em Roma, e que comparou 10 mil cidades em todo o mundo.
Na área urbana, Viseu é uma das cidades portuguesas onde se demora 13 minutos de bicicleta para chegar a uma série de serviços, como escolas, cuidados de saúde, restaurantes, cultura ou atividades ao ar livre. A pé, o tempo é até 30 minutos.
Também de acordo com os dados, é mais rápido circular no centro de Viseu – com distâncias que chegam no máximo aos sete minutos – do que no resto do concelho – onde o tempo de distância é maior.
Juntamente com Viseu, também Viana do Castelo e Guimarães estão na tabela nacional, com tempos médios de 30 minutos a pé e 13 de bicicleta e de 29 a pé e 11 de bicicleta, respetivamente.
À frente da lista está a capital Lisboa, onde, segundo o estudo, as pessoas demoram 10 minutos a pé e 4 de bicicleta para chegarem aos serviços públicos, o que a torna a 13.ª mais bem classificada no ranking das melhores cidades para caminhar e entre os 15 melhores no caso de o percurso ser feito de bicicleta.
O ranking nacional também inclui as cidades de Braga (15 minutos a pé e sete de bicicleta), o Porto (17 min. a pé e nove de bicicleta), Faro (19 min. a pé e oito de bicicleta), Aveiro (23 min. a pé e nove de bicicleta) e, ainda, Coimbra e Póvoa de Varzim (ambas com 26 min. a pé e 10 de bicicleta).
Os investigadores avaliaram 10 mil cidades de todo o mundo a partir de plataformas de dados abertos como o Google Maps ou o OpenStreetMap.
O conceito da Cidade dos 15 Minutos, desenvolvido pelo professor de urbanismo franco-colombiano Carlos Moreno, consiste em medir a distância dos moradores de uma cidade em relação aos serviços essenciais, sendo que o tempo ideal deve ser, no máximo, de 15 minutos.