A BTL 2025 chegou ao fim, e o Centro de Portugal voltou…
Para quando uma visita a Oliveira de Frades? Descubra 5 coisas a…
Pela primeira vez a participar na maior feira de turismo nacional, a…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Rui Cardoso
por
Diogo Chiquelho
As onze empresas “gazela” de Viseu Dão Lafões faturaram cerca de 512 milhões de euros em 2020. Segundo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, a região foi aquela que teve o maior crescimento no volume de negócios e também o maior aumento no número de empregos em três anos.
Em comparação com a anterior edição, há mais uma empresa “gazela” em Viseu Dão Lafões. Cinco das empresas estão em Viseu e as restantes ficam em Castro Daire, Nelas, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul e Tondela.
“Estas empresas têm um elevado potencial para gerar novos de postos de trabalho, tendo quase quintuplicado as pessoas ao serviço entre 2017 e 2020, passando de 120 trabalhadores para 580 trabalhadores na CIM Viseu Dão Lafões. Foi a CIM em que o crescimento de postos de trabalho foi mais acentuado”, revela agora a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro em comunicado.
De acordo com a entidade organizadora dos prémios Gazela, que vão ser entregues na próxima semana em Ovar, a faturação das onze empresas distinguidas em Viseu Dão Lafões “cresceu exponencialmente, cerca de 37 vezes, entre 2017 e 2020”.
Há cinco anos, as mesmas empresas faturaram 14 milhões de euros. Viseu Dão Lafões foi, acrescenta a CCDRC, “a CIM da região Centro em que as empresas Gazela mais cresceram em termos de volume de negócios”.
Nove das 11 empresas são de pequena dimensão e as outras duas são de média e grande dimensão. Quatro das empresas desenvolvem as suas atividades na indústria transformadora, sendo que duas são empresas do setor da construção e outras duas do comércio.
Distrito de Viseu com 12 empresas gazela este ano, existe ainda uma empresa de Mortágua também distinguida como “gazela”, ligada à construção. Mortágua pertence à CIM Região de Coimbra.
A CCDR revelou esta semana que a região Centro tem agora 91 empresas Gazela, que, no total, “empregam 3.875 pessoas e geram um volume de negócios de 914 milhões de euros e 571 milhões de euros de exportações”.
A distinção é feita pelo décimo ano consecutivo, destinando-se às empresas que, sendo jovens e num curto espaço de tempo, apresentam um crescimento acelerado no emprego e no volume de negócios, com base em informação económica disponível para 2020.
Todas as empresas vão ser homenageadas na Gala das Empresas Gazela 2021, que se realiza na próxima terça-feira (21 de junho), pelas 19h30, no Mercado Municipal de Ovar.