Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
Jorge Marques
por
João Azevedo
por
José Junqueiro
Os alunos de Castro Daire vão reunir-se, a 6 de junho, para o encontro “Natura Docet”, dirigido aos estudantes dos segundo e terceiro ciclos e dos ensinos secundário e superior. O evento é promovido pelo Agrupamento de Escolas e pela Câmara Municipal.
O encontro reflete sobre o projeto-piloto de abordagem pedagógica que teve início no atual ano letivo com as turmas do 5.º ano de escolaridade, “com uma ação relacionada com o património natural castrense, designadamente as plantas autóctones”, e que quer alargar-se aos outros ciclos do ensino, desde o pré-escolar ao secundário.
“Este tema deu mote ao evento cultural de 6 de junho, que vai proporcionar aos alunos do agrupamento um conjunto diversificado de atividades educativas e culturais, que irão decorrer ao longo do dia, no Centro Municipal de Cultura”, acrescentam os organizadores.
O projeto consista na criação de “um ecossistema educativo e cultural desenvolvido em rede, que se gera na escola, expande-se na comunidade e desenvolve-se no território”.
“Trata-se de uma abordagem pedagógica curricular e integrada, que permite aos alunos adquirir conhecimentos e competências através do conhecimento e da exploração do seu património local, como modo de preparação para o meio global”, referem os promotores.
O programa tem início às 9h30 e inclui iniciativas como uma quinta pedagógica da transumância, um peddy-paper dedicado ao património, uma mostra gastronómica, uma sessão de dança e a exibição do filme “Pelas Sombras”, com direito a conversa com a realizadora Catarina Mourão.