A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
A Pousada de Viseu recebeu no passado sábado, a tão aguardada 9ª…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
A Escola Secundária de Viriato, em Viseu, realizou recentemente a Semana Intercultural, que promoveu várias atividades com o objetivo de homenagear os países de origem dos estudantes que vieram do estrangeiro.
O estabelecimento de ensino organizou palestras feitas por videoconferência pelo escritor moçambicano Mia Couto e também por José Silva Simões, Fábio Inácio e Olinda Beja.
Durante a semana, esteve ainda patente uma exposição de artesanato típico e foi possível ouvir uma seleção de música internacional. Já a equipa da Biblioteca dinamizou uma mostra de livros de escritores estrangeiros.
Também houve uma sessão de leituras do mundo proporcionada por alunos do sétimo ano na sala de professores, na biblioteca escolar, no refeitório e nalgumas salas de aula, além de danças do mundo no recinto.
A Associação de Pais e Encarregados de Educação e o serviço social da Escola Viriato realizou a tertúlia Vozes do Mundo, onde os pais partilharam testemunhos sobre a sua chegada a Portugal, relataram a forma como a escola foi importante e facilitadora na sua integração e revelaram sobre as particularidades dos seus países de origem.
O plano de ementas de almoço na cantina escolar foi também intercultural, sendo possível provar pratos típicos de vários países, nomeadamente da cozinha italiana, espanhola, suíça, portuguesa e angolana.