Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
André Marinho
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
As escolas do distrito de Viseu já submeteram 79 projetos ao projeto Escola Amiga, cujas candidaturas ainda podem ser entregues até ao final do mês de junho.
A informação foi revelada esta terça-feira (15 de junho) pela organização desta iniciativa que pretende estimular as comunidades educativas a olhar de forma renovada e inspirada para os aspetos essenciais do desenvolvimento dos alunos.
Em comunicado, o Escola Amiga refere que os projetos apresentados “são o reflexo de uma vida interior em cada escola” e mostram “como os professores e alunos se envolvem em novas descobertas, em novos planos, conhecendo novas realidades e novas pessoas”.
“Estes projetos abrem novas áreas a explorar pelas escolas porque permitem ir além do que é a matéria ensinada em aula, favorecem as atividades fora da sala de aula, incentivam o cruzamento entre diferentes disciplinas e motivam os alunos, levando-os a um maior envolvimento e a uma participação mais ativa”, pode ler-se na nota.
A iniciativa é da Confederação Nacional das Associações de Pais, da LeYa e do psicólogo Eduardo Sá, com vista a procurar projetos para as áreas de alimentação e estilo de vida saudável, cidadania e inclusão, digital, envolvimento da família, espaço escolar, escola em casa e sustentabilidade, além das literacias.
Todas as escolas podem candidatar-se no site oficial da iniciativa escolaamiga.pt. O projeto vencedor ganha 5.000 euros em livros.
A Escola Amiga premeia ainda o projeto vencedor de cada uma das oito categorias, com 1.000 euros em livros e uma oferta para a biblioteca da escola.