A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Sabia que é possível parecer mais jovem e elegante com os seus…
No segundo episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
Raquel Costa, presidente da JSD Concelhia de Tarouca
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
Escolas do distrito de Viseu vão participar na 16.ª edição do projeto Geração Depositrão, que promove a recolha de equipamentos elétricos, eletrónicos e pilhas usadas.
A iniciativa decorre até 15 de junho e, segundo a organização, pretende desafiar e premiar comunidades escolares pela entrega do lixo elétrico à entidade gestora ERP Portugal, que lhes dará o destino adequado.
A nível nacional, estão inscritas na Geração Depositrão escolas de 19 distritos do território nacional e ilhas. Todas as escolas receberão contrapartidas pelos resíduos recolhidos, sendo que vão poder receber 50 euros por cada 1000 quilos de lixo e 80 euros acima de uma tonelada por mais de 1000 quilos.
“Todas as escolas participantes vão receber uma contrapartida financeira com o objetivo de continuar a incentivar os mais novos a adotarem comportamentos ambientalmente responsáveis. Além disso, as escolas vencedoras serão também premiadas tendo em conta as categorias de peso absoluto e peso recolhido per capita; Professor Geração Depositrão; Prémio Aluno Geração Depositrão e prémio por categoria de resíduo considerado perigoso (TV monitores, Equipamentos de regulação de temperatura, Pilhas)”, referem os promotores em nota.
A ERP Portugal desafia a que, nesta reta final, mais resíduos possam ser entregues nas escolas “para que todos possam contribuir para o cumprimento de metas de recolha”.
“Além da recolha, são ao longo dos anos letivos realizadas várias atividades criativas pelos alunos, com a preciosa ajuda dos professores, sobre a importância do encaminhamento de resíduos e da economia circular”, acrescenta o comunicado.
Escolas do distrito de Viseu recebem prémios em troca de resíduos elétricos, catorze escolas do distrito de Viseu recolheram mais de 16 toneladas de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, pilhas e acumuladores. A iniciativa atribuiu 1 412 euros em cheques-prenda para a compra de materiais. A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu foi a que mais resíduos recolheu na região, com mais de 3 toneladas.