O Jornal do Centro mantém-se independente para servir a sua comunidade. Mas…
Está a pensar renovar o seu apartamento? Neste episódio de Missão Possível,…
Não me meteram na escola porque fazia falta a guardar cabras”. Esta…
Escolas do distrito de Viseu vão participar na 16.ª edição do projeto Geração Depositrão, que promove a recolha de equipamentos elétricos, eletrónicos e pilhas usadas.
A iniciativa decorre até 15 de junho e, segundo a organização, pretende desafiar e premiar comunidades escolares pela entrega do lixo elétrico à entidade gestora ERP Portugal, que lhes dará o destino adequado.
A nível nacional, estão inscritas na Geração Depositrão escolas de 19 distritos do território nacional e ilhas. Todas as escolas receberão contrapartidas pelos resíduos recolhidos, sendo que vão poder receber 50 euros por cada 1000 quilos de lixo e 80 euros acima de uma tonelada por mais de 1000 quilos.
“Todas as escolas participantes vão receber uma contrapartida financeira com o objetivo de continuar a incentivar os mais novos a adotarem comportamentos ambientalmente responsáveis. Além disso, as escolas vencedoras serão também premiadas tendo em conta as categorias de peso absoluto e peso recolhido per capita; Professor Geração Depositrão; Prémio Aluno Geração Depositrão e prémio por categoria de resíduo considerado perigoso (TV monitores, Equipamentos de regulação de temperatura, Pilhas)”, referem os promotores em nota.
A ERP Portugal desafia a que, nesta reta final, mais resíduos possam ser entregues nas escolas “para que todos possam contribuir para o cumprimento de metas de recolha”.
“Além da recolha, são ao longo dos anos letivos realizadas várias atividades criativas pelos alunos, com a preciosa ajuda dos professores, sobre a importância do encaminhamento de resíduos e da economia circular”, acrescenta o comunicado.
Escolas do distrito de Viseu recebem prémios em troca de resíduos elétricos, catorze escolas do distrito de Viseu recolheram mais de 16 toneladas de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, pilhas e acumuladores. A iniciativa atribuiu 1 412 euros em cheques-prenda para a compra de materiais. A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu foi a que mais resíduos recolheu na região, com mais de 3 toneladas.