A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Sabia que é possível parecer mais jovem e elegante com os seus…
No segundo episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
Raquel Costa, presidente da JSD Concelhia de Tarouca
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
O ator e escritor de Viseu, Gabriel Gomes, apresenta no próximo sábado (4 de novembro) o seu novo livro “Temporário Eclipse Permanente” na Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva.
A apresentação está agendada para as 15h00. Esta é a terceira obra literária do autor e a Escritor viseense Gabriel Gomes estreia-se no romance com novo livro. Gabriel Gomes inspirou-se em Malhada, a aldeia dos avós do autor, para escrever o livro que contém narrativas ficcionadas e uma adaptação fictícia de testemunhos de artífices de Castro Daire.
A obra conta, por isso, a história de uma pequena povoação “simetricamente dividida”, onde a “harmoniosa tensão” que se sente nessa aldeia “é o combustível que mantém os seus habitantes vivos”, caso contrário já teria desaparecido do mapa.
“Certa manhã, a aldeia abrandou para assistir ao espetáculo celestial que se desenrolava. A lua decidiu seduzir o sol, bailando lentamente diante dele. Nesse preciso momento, a vida dos habitantes desta aldeia encontrava-se num ponto fulcral das suas narrativas. A obscuridade temporária do céu espelhou-se na obscuridade permanente de cada um. Em segundos, tudo mudou. Uns breves segundos podem ser uma vida e uma vida pode durar uns breves segundos”, acrescenta a sinopse.
Gabriel Gomes, que também escreveu “Éramos Nós, Uma Arma e Nós” (2016) e “Antagónico” (2022), fundou a companhia de teatro ArDemente e atuou em várias encenações, entre outros trabalhos.