Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
André Marinho
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
O bispo emérito de Viseu, D. Ilídio Leandro, vai ser homenageado esta sexta-feira (25 de junho).
A iniciativa evocativa decorrerá a partir das 18h30 na capela de São Domingos de Rio de Mel, a terra natal do ex-prelado na freguesia de Pindelo dos Milagres, no concelho de São Pedro do Sul.
Lá será celebrada uma missa de Ação de Graças presidida pelo atual bispo de Viseu, D. António Luciano. Depois da eucaristia, será apresentada uma escultura feita por Paulo Neves junto à sepultura do antigo bispo no cemitério de Rio de Mel. Haverá ainda um momento musical.
Em comunicado, a organização refere que a escultura, executada em mármore e com 1,95 metros de altura e intitulada “Um Anjo”, e a sua aquisição resultou “dos contributos de muitos amigos do D. Ilídio num espírito de união e partilha que constitui em si mesmo uma forma de tributo a um amigo muito querido e estimado”.
Por isso, Paulo Neves fez “uma peça que fosse significante na sua relação com a personalidade” do antigo bispo.
“Decorrido um ano da passagem de D. Ilídio Leandro para a nova vida, na infinita Glória de Deus, continua bem vivo entre nós o seu testemunho como Padre e Bispo que, pela sua simplicidade, humildade, disponibilidade para servir, dimensão humana e proximidade, conquistou o carinho e o coração de muitas pessoas”, pode ler-se na nota.
D. Ilídio Leandro morreu a 21 de fevereiro de 2020, aos 69 anos, no Hospital de Viseu, vítima de doença prolongada. Foi bispo de Viseu entre 2006 e 2018, ano em que entregou o bastião da liderança da Diocese a D. António Luciano.