No coração de Jueus, em Tondela, a Dona Maria leva-nos numa viagem…
O namoro começou às escondidas, junto à fonte, já que os pais…
Não vamos a casa da avó, mas preparem-se para um regresso aos…
por
Teresa Martins
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
A Câmara de Oliveira de Frades anunciou que está a implementar a primeira fase de controlo da espécie invasora Hakea sericea, também conhecida como háquea-espinhosa, na União de Freguesias de Destriz e Reigoso.
O controlo é feito de acordo com as orientações técnicas de Hélia Marchante, investigadora e professora da Escola Superior Agrária de Coimbra. Em comunicado, a Câmara de Oliveira de Frades explica que a ação envolve “o arranque e enterramento das plantas, utilizando maquinaria, bem como a remoção manual de plantas isoladas”.
A háquea-espinhosa, que faz parte da Lista Nacional de Espécies Invasoras, é um arbusto espinhoso de origem australiana que pode atingir alturas de quatro a cinco metros. É considerada uma espécie invasora em Portugal “devido ao seu potencial para prejudicar ecossistemas locais e a biodiversidade”, sublinha a autarquia de Oliveira de Frades.