A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Setembro é um mês de transição importante para a sua horta e…
O programa, produzido pela Tell me a Story para o Jornal do…
por
Ana Rita Silva e Bruna de Melo
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Diogo Chiquelho
Os concelhos de Nelas e Mangualde voltam a receber este mês o espetáculo AltaMente, promovido pelo Alto Mondego Rede Cultural.
O projeto coordenado pelos músicos Bitocas e Artur Fernandes traz “um novo espetáculo e novos protagonistas”, desta vez com associações culturais e comunidades de Fornos de Algodres e Gouveia, pode ler-se num comunicado da organização.
A estreia acontece este sábado (10 de setembro) em Gouveia, na Praça do Tribunal. Seguem-se apresentações em Mangualde (dia 18 no Largo Dr. Couto), em Fornos de Algodres (dia 24 no Anfiteatro do Olival da Vinha) e em Nelas (dia 25 na Praça do Município). Todas as apresentações estão marcadas para as 21h30.
Depois do primeiro ciclo de espetáculos em abril com elementos de Mangualde e Nelas, a peça vai decorrer agora com elementos de Fornos de Algodres e Gouveia. “A partir da identidade e vivências musicais dos participantes, estes foram desafiados a explorar novas e criativas abordagens artísticas e a criar uma história contada pelo som”, dizem os organizadores.
“Numa criação musical que vai nascer em tempo real”, os promotores propõem um verdadeiro “espetáculo – jogo” vivo e interativo em que o público será convidado a deixar-se levar pela música.
AltaMente é Projeto de capacitação artística na área da música arrancou em Mangualde que visa construir novas linguagens a partir da experiência de cada participante, envolvendo grupos como ranchos folclóricos, bandas filarmónicas, tunas e outras associações.
O projeto “Alto Mondego Rede Cultural” junta Nelas, Mangualde, Fornos de Algodres e Gouveia.