Neste vídeo, viajamos até Castro Daire para conhecer um dos tesouros mais…
Nesta Páscoa, há tradições que se destacam e os ovos de pano…
Na aldeia de Água Formosa, em Proença-a-Nova o tempo parecia correr ao…
A Federação Académica de Viseu (FAV) tem uma nova direção, eleita por unanimidade no dia 13 de outubro, com Tiago Amaral a assumir o cargo de presidente. A tomada de posse decorreu a 16 de outubro, marcando o início de um novo ciclo após a liderança de Bruno Faria, que esteve à frente da FAV durante três anos.
Em entrevista, Tiago Amaral sublinhou o peso da responsabilidade que a nova equipa está a assumir e reconhece o trabalho do seu antecessor: “É uma grande responsabilidade que eu e a minha equipa estamos a assumir, muito por parte também do trabalho que o Bruno fez ao longo de três anos, mas o nosso objetivo é melhorar cada vez mais”.
O novo presidente destacou a vontade de se aproximar dos estudantes, e garantiu que a FAV estará atenta às suas necessidades e preocupações: “Queremos ouvir cada vez mais os estudantes, ouvir as suas preocupações, não só a nível de eventos festivos mas também a nível pessoal”.
Entre os desafios apontados pela nova direção, a questão da habitação é uma prioridade. O novo presidente admitiu que este é um tema “muito sensível” e que a Federação pretende atuar com urgência: “Tendo em conta toda a situação que se vive no nosso país, a nossa grande preocupação e a nossa batalha tem sido, nos últimos anos, a nível económico e também a nível da habitação. […] Temos que arranjar formas de dar condições aos nossos estudantes, que todos os anos querem vir estudar para Viseu e o fator ‘habitação’ acaba por ser sempre muito complicado”.
A nova direção da FAV está determinada a colaborar com as entidades locais para tentar resolver este problema: “Nas próximas semanas vamos sentar-nos com as entidades responsáveis e tentar ver onde é que podemos melhorar e onde é que, enquanto Federação, podemos ajudar”, afirmou Tiago Amaral, que reforça que a equipa quer “perceber quais é que são os pontos que estão em falta para conseguirmos melhorar essa situação”.
Para além da habitação, o presidente da FAV destacou a importância de criar uma relação de confiança com os estudantes, afirmando que a Federação Académica deve ser um espaço onde estes se sintam à vontade para falar e procurar apoio: “Queremos que vejam a Federação Académica como um ‘sítio onde podem ir e falar abertamente'”.
Na entrevista, o novo presidente não deixou de agradecer a todos os estudantes que participaram na receção ao caloiro, conhecida como “Acolhe”, frisando a importância de momentos como este para a comunidade académica: “Enquanto Presidente, antes de mais quero agradecer a todos os estudantes que vieram ao Acolhe. Agradecer por terem estado presentes todos os dias, ou quase todos os dias, e festejarem connosco a primeira grande festa da nossa academia”.
Tiago Amaral concluiu reiterando o compromisso da FAV em estar disponível para ajudar: “Quero que olhem para a Federação como um grupo de pessoas em que podem confiar, pessoas em que, se vocês tiverem dúvidas ou se precisarem de ajuda, nós somos os primeiros a estar cá para vocês”.