A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Carolina Ramalho dos Santos
por
Amnistia Internacional
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A organização da Feira de São Mateus, que começa já esta quinta-feira (4 de agosto), em Viseu, quer ultrapassar todos os números das edições anteriores. É pelo menos essa a expectativa de Pedro Alves, presidente da Viseu Marca, a empresa que organiza o secular certame e que este ano quer deixar a sua pegada “digital”.
No recinto já só se fazem os últimos preparativos antes de abertura oficial que está marcada para as 21h30 e que contará com a presença do Presidente da República.
“A nossa expetativa é superar todos os indicadores anteriores, seja em termos de visitantes, venda de bilhetes e volume de negócios. Não tenho um número específico mas só o facto de ser a maior feira de sempre (49 dias) temos essa expetativa de ter mais gente e, por outro lado, como estivemos dois anos parados a expetativa das pessoas também é grande”, frisou Pedro Alves.
De acordo com um estudo encomendado em 2018 à Associação de Desenvolvimento e Investigação de Viseu, o volume de negócios que a feira gera anualmente é de 82 milhões de euros. O número recorde de visitantes está em 1,2 milhões de pessoas que passaram pelo recinto.
E além dos nomes que compõem o cartaz, a grande novidade este ano é a introdução das pulseiras de cashless, que permitem pagar tudo no recinto do evento sem haver troca de moedas e notas, embora o tradicional pagamento esteja também ativo.
“Esta edição vamos avançar com este sistema híbrido em que as pessoas tanto podem pagar da forma tradicional como recorrer às pulseiras que vemos ter disponíveis. Todos os comerciantes têm terminais para poder fazer o pagamento através da pulseira de modo a libertar a feira de circulação de moeda. Do ponto de vista da saúde pública é bom porque há menos contacto, por outro lado podemos perceber melhor qual o impacto económico que a feira tem dentro de portas”, frisou, ainda, Pedro Alves.
E quem quiser adquirir a pulseira recarregável, tem direito ao copo reciclável. “Temos como objetivo substituir o copo plástico. Quem quiser comprar a pulseira tem desconto. Dos mais novos habituados a que já estão a pagamentos mais digitais esperamos uma adesão significativa. Nos mais velhos esperemos que haja pelo menos um contacto com esta nova realidade porque a transição digital é amanhã e temos hoje de fazer este caminho”, sustentou Pedro Alves.
A Feira de São Mateus regressa esta quinta-feira a Viseu, após uma paragem de dois anos por causa da pandemia. Para os 49 dias são esperadas muitas surpresas. Toy, José Cid e Luccas Neto são alguns dos nomes presentes, assim como Kevinho e Fernando Daniel, Ana Moura, Diogo Piçarra e os D.A.M.A.
?O certame com 630 anos, conta este ano também com “duas novas modalidades, o ‘Viseu a RIR’”, um dia em que o humor estará no palco da feira com os populares artistas de ‘stand-up comedy’ Fernando Rocha e o angolano Gilmário Vemba.?