Com a chegada do outono, é altura de saborear os ingredientes da…
A Comunidade Intermunicipal do Oeste deu as boas vindas ao ‘Post Tour…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Helena Barbosa
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) suspendeu o carrossel que avariou esta quinta-feira (10 de agosto) na Feira de São Mateus, em Viseu. Em comunicado, a entidade refere que no dia de hoje se deslocou ao certame “a fim de realizar todas as diligências consideradas necessárias face à situação em causa, tendo determinado a sua suspensão imediata”.
A autoridade explicou ainda que, ao que apurou no local, “o equipamento de diversão em causa havia sido sujeito, no passado dia 08 de agosto de 2023, a uma inspeção anual, efetuada já no recinto da Feira de S. Mateus, por Organismo de Inspeção de Equipamento de Diversão certificado pelo IPAQ, tendo concluído a mesma que o equipamento reunia à data da inspeção as prescrições de segurança previstas no âmbito do DL 268/2009, de 20/09”.
Assim, no âmbito das suas competências, a ASAE procedeu “como medidas cautelares, à suspensão do funcionamento do referido equipamento, até que o mesmo seja sujeito a nova inspeção por entidade legalmente habilitada para o efeito, após o processo de reparação”.
Também a Viseu Marca, empresa que organiza o certame, já tinha dado Feira de São Mateus: Viseu Marca avança com processo de averiguações a divertimento que avariou de que o equipamento só voltaria a funcionar quando estivesse concluído o processo de averiguações.
“Vamos abrir um processo de averiguações para saber o que aconteceu e o que esteve na origem da avaria e agir em conformidade com as conclusões que forem retiradas pelas entidades competentes”, disse aos jornalistas o presidente da Viseu Marca, Pedro Alves, no final dos trabalhos de resgate.
O aparelho será agora reparado nos Países Baixos, local de origem. “Serão criadas as condições de segurança para que seja retirado e reparado no local de origem”, confirmou o responsável.
Posteriormente, para que volte a estar disponível na feira de São Mateus, o equipamento voltará a ser alvo de inspeção e de novo processo de certificação.