Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Rimas sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
As margens do rio Dão junto às Termas de Alcafache recebem este domingo (22 de junho) a PrimaFeira, evento que destaca projetos ambientais e sustentáveis na região do Dão.
A iniciativa visa ser, segundo a associação organizadora RuralisAR, “uma celebração e apresentação de uma diversidade de projetos e tradições com uma abordagem sustentável e regenerativa que existem na região do Dão”.
O evento pretende facilitar a ligação e cooperação entre estes projetos, bem como a divulgação deles junto do público, acrescenta a entidade.
A PrimaFeira vai abordar o valor da água e o futuro saudável e sustentável na zona do Dão. “A valorização deste recurso vai para além da poupança de água e inclui também o planeamento territorial e o uso do solo, as práticas agrícolas e o grau de conhecimento e cuidado dos cidadãos pelas suas linhas de água”, salienta a RuralisAR.
O evento conta com bancas de artesãos, agricultores, empreendedores turísticos, projetos educativos e serviços de bem-estar. O programa também inclui atividades criativas e de educação ambiental para crianças e adultos, experiências de bem-estar, música e gastronomia.
A PrimaFeira faz parte do projeto Eco Rede do Dão, que visa apoiar e promover o desenvolvimento sustentável e regenerativo da bacia hidrográfica do Dão, bem como elevar o perfil do Dão enquanto região de empreendimentos e projetos eco-sustentáveis.
O evento conta com o apoio das Câmaras de Mangualde e Viseu, da Freguesia de São João de Lourosa (concelho de Viseu), das Termas de Alcafache, do Centro Cultural, Social e Desportivo de Tibaldinho (concelho de Mangualde) e da Sociedade Portuguesa de Botânica.