PROGRAMA




“Reencontra-te”

na Feira de S. Mateus até 16 de setembro


Ao longo dos 39 dias da Feira de S. Mateus, o cartaz e toda a programação apresentada vai ter como bandeira o “reencontro” com as tradições. Amor Electro, Raquel Tavares, Calema, Paulo Sousa, o espetáculo da dupla de Bruno Nogueira e Manuela Azevedo “Deixem o Pimba em Paz”, ABBA Gold e o espetáculo infantil Ruca fazem parte desta programação que faz também uma aproximação ao público jovem com a presença de três bandas ‘indie’: Golden Slumbers, PAUS e Orelha Negra.
Para o encerramento estão previstos os concertos de Xutos e Pontapés e da Banda Armada. “Teremos também todos os dias apresentações e atuações de grupos e cantares desta região
beirã”, sublinha o gestor da Viseu Marca, mas também “reencontros com a juventude, com marcadas da portugalidade e com novas experiências”, sublinha Jorge Sobrado, vereador
da Cultura na Câmara de Viseu e gestor executivo da Viseu Marca, responsável pela organização.
 
Copos recicláveis e nova restauração
 
São várias as novidades que a edição deste ano apresenta. Pela primeira vez, a organização optou por erradicar os copos de plástico do recinto e substituí-los por outros que se podem reciclar. Este é um dos passos que está a ser dado para reduzir a pegada ecológica e tornar o evento, por onde já passam mais de um milhão de pessoas, ambientalmente mais sustentável.
“Vamos erradicar os mais de 263 mil copos de plástico e introduzir o copo de PVC reutilizável e reforçar os de vidro nas esplanadas”, disse Jorge Sobrado, anunciando ainda a colocação de papeleiras com diferenciação de resíduos e “aparcamentos” para bicicletas nas principais entradas da Feira. Outra das novidades anunciadas refere-se ao recinto da restauração que terá uma apresentação nova. “No ano passado demos um primeiro passo com a valorização da ruas das enguias. Este ano, o público vai ter todo um novo bairro com novas infraestruturas
e arquiteturas”, reforça. Para Jorge Sobrado, este é “um salto que desejávamos há já alguns anos e que se vai traduzir numa melhoria na qualidade de serviço e conforto do visitante”.
Este ano “ orçamento de organização da Feira de São Mateus ascende a 1,8 milhões de euros. Está confirmada a presença de 230 expositores, 47 por cento dos quais provenientes do distrito de Viseu. A pensar nos expositores e também nas famílias da região, em 2017 foram instituídos os “domingos francos” (de entrada gratuita) na feira. Atividades temáticas como o Dia de Viriato, o Concurso dos Vestidos de Chita, o Festival Internacional de Folclore, as gincanas e os passeios de veículos históricos motorizados regressam e têm lugar aos domingos.
Segundo um estudo feito há uns anos, o volume económico direto gerado pela feira é superior a 44 milhões de euros, aos quais se somam mais 6,5 milhões de negócios na cidade de Viseu. De acordo com o estudo, o certame gera mil empregos, 200 dos quais diretos, e perto de metade das entradas na feira são de visitantes de fora do concelho e da região.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT