Com o lema “20 anos de História a olhar para os Próximos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Com a chegada do outono, é altura de saborear os ingredientes da…
por
Clara Gomes - pediatra no Hospital CUF Viseu
por
Pedro Escada
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A freguesia de Folgosinho, no concelho de Gouveia, distrito da Guarda, cumpre no dia 8 de setembro a Romaria de Nossa Senhora de Assedasse, tradição de grande significado para os pastores da Serra da Estrela.
“A Romaria à Senhora de Assedasse é uma festa anual com ligação profunda à terra e que une o sagrado e o profano, que se fundem, neste evento anual, num misto de agradecimento, devoção e festa”, salientou a Câmara Municipal de Gouveia, numa nota sobre o evento.
A Nossa Senhora de Assedasse tem um papel importante na espiritualidade das gentes da serra da Estrela, sendo considerada a protetora dos pastores e do gado da montanha.
A Capela da Senhora de Assedasse está situada a 935 metros de altitude, num local isolado em Casais de Folgosinho que é de culto, de peregrinação, promessas e bênçãos.
A festa, que decorre num ambiente único e genuinamente serrano, tem início no dia 7 de setembro, com muitas pessoas a deslocarem-se para o local onde vão pernoitar.
“As comunidades envolvidas são os populares das localidades próximas, que, de forma espontânea, transmitem estas práticas geracionalmente”, assinalou a Câmara Municipal.
O programa no dia 8 inicia-se pelas 08h30 na aldeia de Folgosinho, com concentração junto ao Adro de Viriato, para que, pelas 08h45, comece a recriação da romaria tradicional até à Capela de Nossa Senhora de Assedasse, em Casais de Folgosinho, num trajeto de nove quilómetros.
O percurso inicia-se no adro da Igreja Matriz de S. Pedro, segue pela calçada romana dos Galhardos (Imóvel de Interesse Público) e desce pela Portela de Folgosinho até ao Cruzeiro da Assedasse.
O trajeto está integrado na Rede Cultural Terras da Transumância e a Câmara Municipal de Gouveia desafia os visitantes e turistas a associarem-se a esta iniciativa.
“A recriação da antiga rota da romaria, um caminho percorrido incontáveis vezes nos últimos séculos, numa experiência orientada, acompanhada e interpretada da paisagem, com concentração junto ao Adro de Viriato, em Folgosinho, até à Ermida da Nossa Senhora de Assedasse”.
Esta iniciativa, de caráter gratuito, está limitada à participação máxima de 50 pessoas.
No recinto da Capela, as celebrações religiosas iniciam-se pelas 12h00 com a eucaristia e a procissão, organizadas pela Irmandade das Almas e conduzidas pelo pároco de Folgosinho. Segue-se a merenda comunitária tradicional num momento de partilha e de convívio entre os fiéis, com a animação do Rancho Cancioneiro de Folgosinho.
As inscrições para participar no percurso até à Capela poderão ser realizadas até ao dia 4 de setembro, através do preenchimento do formulário que se encontra na página do município, de forma presencial no Posto de Turismo de Gouveia ou pelos telefones 238 083 930 e 962 033 099.
A Rede Cultural Terras da Transumância envolve também os municípios do Fundão (distrito de Castelo Branco), Castro Daire (Viseu), Seia (Guarda) e a Agência de Desenvolvimento Gardunha 21. É um projeto que visa celebrar a cultura em torno desta tradição ancestral, afirmando os territórios enquanto destinos turísticos culturais de excelência e que preservam a memória dos seus costumes.