IMG_1486
ministro pedro Duarte
vinhas ardidas
261121083019a9f55af575cc44675655afd52fd8ee0b7e8852f2
221221102816ea5e4a48ad2623f3eea1d59d63cf34ae78d05d1d
140122144234ddd8df4b510d3e43d02babb42d9dd1f2fb699a5c

A Comunidade Intermunicipal do Oeste deu as boas vindas ao ‘Post Tour…

04.10.24

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

01.10.24

Sabia que é possível parecer mais jovem e elegante com os seus…

01.10.24

por
Jorge Marques

 O Orçamento como Narrativa!

por
Helena Barbosa

 “Nunca mais?”

por
Raquel Costa, presidente da JSD Concelhia de Tarouca

 Escoamento de talentos: Um desafio estrutural, político e do
auchan viseu facebook
Uber Eats_01-min
Novo Peugeot E-3008_R6JG2754
Home » Notícias » Diário » Gripe: Saiba os horários dos centros de saúde no seu concelho

Gripe: Saiba os horários dos centros de saúde no seu concelho

 Gripe: Saiba os horários dos centros de saúde no seu concelho
19.01.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Gripe: Saiba os horários dos centros de saúde no seu concelho
05.10.24
Fotografia: Jornal do Centro
 Gripe: Saiba os horários dos centros de saúde no seu concelho

Os centros de saúde da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) estão abertos aos fins de semana para atender doentes agudos em altura de gripe. A recém-criada unidade local de saúde divulgou em comunicado os horários das unidades de saúde familiar (USF) e de cuidados de saúde personalizados (UCSP).

Em Viseu, os centros de saúde estão abertos ao sábado de manhã, entre as 09h00 e as 13h00. À tarde, apenas a USF Grão Vasco, situada na zona de Jugueiros, continua em funcionamento das 14h00 às 18h00.

Na região, há três centros de saúde que estão abertos todos os dias nesta altura. Tratam-se da UCSP de Aguiar da Beira, da USF de Carregal do Sal e da USF Lafões, em Oliveira de Frades.

Aos sábados, os cuidados de saúde primários estão garantidos na maioria dos concelhos da ULSVDL, com quase todas as USF abertas. Por outro lado, estão fechadas as unidades de São Pedro do Sul, Tondela e Vila Nova de Paiva.

Em Nelas, a USF Coração da Beira também encerra ao fim de semana, enquanto que a USF Estrela do Dão abre na manhã de sábado.

Aos domingos e feriados, estão a funcionar os centros de saúde de Aguiar da Beira, Carregal do Sal e Oliveira de Frades. A estas unidades juntam-se também a de Sátão no domingo e a de Vouzela nos feriados.

De resto, todos os centros de saúde da ULS Viseu Dão Lafões estão abertos de segunda a sexta-feira (ver mapa no fundo da notícia).

Hospitais e centros de saúde trabalham em rede. Afluência aumenta
Na nota, a ULSVDL realça que foi reforçada a capacidade de resposta a situações agudas nos cuidados de saúde primários e que há mais consultas abertas e de intersubstituição nos dias úteis e fins de semana.

A entidade reconhece ainda o aumento de consultas e de internamentos hospitalares nos últimos dias, devido ao agravamento da atividade gripal e à “descompensação de doenças crónicas”.

Para responder a esta situação, a unidade local de saúde – que já tinha Hospital de Viseu ativa plano de contingência por causa do aumento de casos respiratórios por causa do aumento dos casos respiratórios – adiou cirurgias não prioritárias e disponibilizou mais camas para internamento de doentes agudos nos hospitais.

A ULSVDL, que entrou em funcionamento no início de janeiro e substituiu o Centro Hospitalar Tondela-Viseu e o Agrupamento de Centros de Saúde Dão Lafões, realça ainda o “trabalho em rede” entre as várias valências da instituição nesta altura de gripe.

“O nosso compromisso é melhorar a resposta às necessidades em saúde da população que temos por missão cuidar, garantindo cuidados seguros e de qualidade que aumentem a satisfação dos utentes e profissionais. O Plano de Contingência sazonal 2023/2024 assume assim uma responsabilidade transversal no atendimento dos utentes com queixas agudas em ambos os níveis de cuidados”, refere a entidade em comunicado.

A entidade sublinha também que o novo modelo de organização por ULS, que consta na última reforma do Serviço Nacional de Saúde, privilegia “a integração e articulação de cuidados” e promove as respostas de proximidade, colocando o cidadão no centro do sistema de saúde.

Além dos centros de saúde e dos hospitais de Viseu e de Tondela, a ULSVDL integrou também a Rede de Cuidados Continuados Integrados da região.

 Gripe: Saiba os horários dos centros de saúde no seu concelho
 Gripe: Saiba os horários dos centros de saúde no seu concelho

Outras notícias

pub
 Gripe: Saiba os horários dos centros de saúde no seu concelho

Notícias relacionadas

Procurar