Em pleno coração de São Pedro do Sul, a aldeia de Covas…
A Farmácia Grão Vasco, em Viseu, vai além da simples dispensa de…
A Criaverde marcou presença na BTL 2025, transformando os stands com decorações…
por
João Martins, CEO Casa com Casa Viseu
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Rui Cardoso
Depois de Penalva do Castelo, o queijo Serra da Estrela vai ser o rei das feiras gastronómicas que vão acontecer este fim de semana nos concelhos de Celorico da Beira e Tábua. A tradição manda que o ciclo de feiras do queijo do distrito da Guarda comece em Celorico da Beira, o que acontece esta sexta-feira (21 de fevereiro) na autodenominada ‘Capital do Queijo Serra da Estrela’.
Até domingo (dia 23), o mercado municipal da vila reúne mais de três dezenas de produtores locais para fazer jus ao título e promover a mais afamada iguaria da região, numa organização da autarquia.
Com entrada livre, a 46.ª edição da Feira do Queijo de Celorico da Beira abre às 09:00 e o primeiro dia fica marcado por degustações de queijo e produtos regionais, além do tradicional almoço-convívio dos produtores.
Durante os três dias, há animação de rua e infantil, música popular e tradicional, mostra de artesanato, sessões de ‘showcooking’, oficinas de sabores, palestras e uma caminhada.
Os Delfins (hoje), os Quatro e Meia (sábado) e os Sons do Minho (domingo) são os cabeças de cartaz de três noites que terminam com vários DJ. Apenas é cobrada entrada para os dois primeiros concertos, cujo bilhete custa cinco euros.
Já em Tábua, a Tábua de Queijos e Sabores da Beira decorre este sábado e domingo (dias 22 e 23) com bancas de venda de queijo, outros produtos locais e artesanato, uma montra vínica com vinhos das diferentes regiões do País, uma mostra gastronómica, workshops, showcookings, atuações musicais, zona animal e espaço infantil, entre outras atividades.
Na apresentação do evento, o presidente da Câmara de Tábua, Ricardo Cruz, destacou a importância do evento na promoção do queijo Serra da Estrela e dos produtos endógenos do território como o vinho, os enchidos, o pão, a doçaria ou o mel.
“São dois dias de imensa animação e de interligação com as famosas tasquinhas e a mostra gastronómica, muita ligação com a parte cultural e com o movimento associativo, alguns concertos, algumas iniciativas noturnas, workshops para piscar o olho às novas gerações que aprendem a fazer queijo, enchidos e pão, e, depois, o coração da feira com 90 banquinhas a vender produtos endógenos e outros tantos stands de artesanato, gastronomia, artes e ofícios”, disse o autarca.
O ciclo das feiras do queijo Serra da Estrela prossegue no fim de semana de Carnaval, em Seia, com a 48.ª edição de uma iniciativa que homenageia os pastores, os produtores e as queijeiras locais.
De 1 a 4 de março, o mercado da cidade serrana acolhe cerca de 50 expositores, incluindo pastores, queijarias tradicionais, produtores de queijo DOP e unidades fabris, bem como de enchidos, pão de centeio, vinho do Dão – da sub-região da Serra da Estrela –, entre outros produtos locais.
Uma Quinta do Pastor, uma horta pedagógica, o concurso de ovinos e caprinos da Serra da Estrela, promovido pela Ancose – Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra Da Estrela, uma mostra de cão Serra da Estrela, dinamizada pela Licrase – Liga dos Criadores e Amigos do Cão Serra da Estrela, são outras iniciativas agendadas pela Câmara Municipal.
Haverá também gastronomia, provas de queijo Serra da Estrela DOP com harmonização de vinhos do Dão e de requeijão, demonstrações de ordenha e sessões de showcooking. Destaque ainda, no dia 3 de março, a partir das 14h00, para a produção ao vivo do “maior queijo de ovelha de Seia”, uma tarefa que vai juntar produtores do concelho.
O queijo produzido em 2024 vai ser provado logo após a abertura do certame deste ano, no dia 1 de março, pelas 10h00.
Já a 2 de março, o queijo é rei em Mosteiro-Penaverde, no concelho de Aguiar da Beira, com a 11.ª edição da Festa do Pastor e do Queijo, organizada pelo município local. Da jornada consta uma caminhada marcada para as 09h00, animação de rua, uma feira do gado, um mercadinho de produtos locais e o concurso de ovinos e caprinos. Às 12h30, realiza-se a tradicional mostra e prova de queijo, seguida de um almoço regional aberto a todos os visitantes.
Segue-se a Festa do Queijo Serra da Estrela, em Oliveira do Hospital, nos dias 8 e 9 de março. A Câmara Municipal abriu as inscrições para expositores até 7 de fevereiro. O evento é considerado a maior festa do queijo do país e espera-se a participação de centenas de expositores. O programa vai ter lugar no Largo Ribeiro do Amaral (centro da cidade) e nalgumas ruas próximas, com destaque para as provas de queijo e vinhos do Dão, as tosquias, o fabrico de queijo ao vivo e a exposição animal.
Fornos de Algodres é o destino que se segue no roteiro das feiras do queijo Serra da Estrela. A iniciativa, que já vai na 46.ª edição, decorre de 21 a 23 de março no renovado mercado municipal. O programa da festa ainda não foi divulgado pela autarquia organizadora, que, entretanto, abriu até 2 de março as inscrições para os expositores.
Cabe a Gouveia fechar o ciclo, com o seu “Mercado do Queijo” que vai decorrer de 28 a 30 de março no mercado municipal. A mais de um mês de distância, a Câmara local ainda não divulgou o programa de um certame dedicado à “valorização e comercialização” do principal ícone gastronómico da região serrana.
A região demarcada de produção do queijo Serra da Estrela abrange os municípios de Aguiar da Beira, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas, Seia e Trancoso (distrito da Guarda), Covilhã (Castelo Branco), Carregal do Sal, Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo, Tondela e Viseu (Viseu), bem como Arganil, Oliveira do Hospital e Tábua (Coimbra).