A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Sabia que é possível parecer mais jovem e elegante com os seus…
No segundo episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
Raquel Costa, presidente da JSD Concelhia de Tarouca
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) tem três vagas para a contratação de médicos pediatras. O dado consta no mapa publicado esta quarta-feira (26 de junho) pelo Governo em Diário da República e que dá conta de um total de 48 vagas para a ULSVDL na medicina geral e familiar, na saúde pública e na área hospitalar.
A pediatria é uma das especialidades que tem sofrido mais com a falta de médicos e isso obrigou mesmo ao Urgência Pediátrica do Hospital de Viseu fechada todos os dias à noite pediátrica no Hospital de Viseu todos os dias da semana, no período da noite (das 20h00 às 09h00).
Este encerramento foi recentemente comentado pela ministra da Saúde, Ana Paula Martins, que chegou a falar em “lideranças hospitalares fracas”. As palavras não caíram bem ao conselho de administração da ULSVDL que pediu a .
O encerramento da urgência pediátrica entrou em vigor no início deste mês de junho e fez com que a Pediatria/Viseu: urgência referenciada começa a 17 de junho, mas ministra da Saúde admite que não é a solução ideal.
O fecho da urgência – facto que, segundo a administração demissionária, Pediatria/Viseu: administração diz que nunca agiu à revelia do governo e que Ministério estava informada desde 4 de maio – também levou a uma Cerca de 500 cidadãos marcharam em Viseu pela abertura das urgências pediátricas, uma Viseu: Vigília pela abertura da urgência pediátrica à noite junta mais de 200 pessoas e utentes prometem luta e um Buzinão pela reabertura da urgência pediátrica em Viseu junta cerca 50 veículos por parte dos utentes que dizem não baixar os braços nos protestos, enquanto o serviço não funcionar 24 horas por dia.
Entretanto, a ULSVDL já implementou um plano de resposta ao encerramento com Pediatria/Viseu: Mais vagas para consultas no médico de família e reforço do Centro de Saúde de Jugueiros, entre outras medidas.
Quase 50 vagas para médicos. Medicina geral e familiar com 17
Ao todo, a ULS Viseu Dão Lafões tem 48 vagas abertas para diversas especialidades. Só na medicina geral e familiar, constam 17 lugares por preencher. Já na saúde pública, foi aberta uma vaga.
Quanto à área hospitalar, a especialidade com mais vagas é a medicina interna com cinco, seguindo-se a pediatria com três. As restantes áreas têm todas uma ou duas vagas.
Com dois lugares abertos, estão as áreas de oncologia médica, ortopedia, cirurgia geral e anestesiologia.
E, com uma vaga, estão as especialidades de oftalmologia, otorrinolaringologia, patologia clínica, pneumologia, psiquiatria, radiologia, reumatologia, medicina intensiva, medicina do trabalho, ginecologia/obstetrícia, gastrenterologia, cirurgia torácica, cardiologia e anatomia patológica.
Em todo o país, o Governo quer contratar 2.212 médicos, dos quais 1.256 nos hospitais, 904 na medicina geral e familiar e 52 na saúde pública.
O despacho assinado pela ministra da Saúde e pelo ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, fixa o número máximo de postos de trabalho a preencher nos mapas de pessoal dos órgãos, estabelecimentos ou serviços sob tutela do Ministério da Saúde no âmbito da época normal de avaliação do internato médico deste ano.
De acordo com o diploma, compete ao órgão máximo de gestão de cada instituição de saúde avançar com a abertura dos procedimentos concursais para preencher as vagas e os avisos de abertura terão de ser publicados em Diário da República e nos sites das entidades e da Administração Central do Sistema de Saúde.
No mesmo documento, o Governo reconhece “a existência de uma injustiça no acesso aos cuidados de saúde” e com “assinaláveis assimetrias entre zonas urbanas, suburbanas e rurais” e promete “melhorar essas situações de desigualdade, melhorando as condições de acesso universal”.
“Com este objetivo, é inquestionável o papel fundamental que assumem os profissionais de saúde, designadamente o pessoal médico, cuja dotação deve ser adequada às necessidades da população”, realça ainda a tutela.
O Governo aprovou este mês uma revisão do regime de admissão de médicos, que prevê que os concursos sejam precisamente da responsabilidade das unidades de saúde, e anunciou que serão abertas mais 40 por cento de vagas face ao número de recém-especialistas, com o objetivo de atrair mais médicos para o Serviço Nacional de Saúde.
Consulte a lista de vagas:
Medicina geral e familiar – 17
Medicina interna – 5
Pediatria – 3
Oncologia médica – 2
Ortopedia – 2
Cirurgia geral – 2
Anestesiologia – 2
Oftalmologia – 1
Otorrinolaringologia – 1
Patologia clínica – 1
Pneumologia – 1
Psiquiatria – 1
Radiologia – 1
Reumatologia – 1
Medicina intensiva – 1
Medicina do trabalho – 1
Ginecologia/obstetrícia – 1
Gastrenterologia – 1
Cirurgia torácica – 1
Cardiologia – 1
Anatomia patológica – 1
Saúde pública – 1