joao azevedo
Autárquicas Novo presidente da Câmara de Viseu rejeita acordos para gerir concelho e aposta em diálogo
Delegado à mesa de voto consulta a lista de eleitores para a Câmara Municipal do Porto, 12 de outubro de 2025. Decorrem este domingo as eleições autárquicas em Portugal onde mais de 9,3 milhões de eleitores podem votar. Os eleitores vão escolher os órgãos dirigentes das 308 Câmaras Municipais, 308 Assembleias Municipais e 3.221 Assembleias de Freguesia, pelo que há três boletins de voto. MANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
herdade santiago

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roteiro-caramulo-850x514
RESISTÊNCIA
mercado 2 de maio 1
Home » Notícias » Concelho » Tondela » Histórias de migrantes a viver em Portugal em estreia em Tondela no festival FINTA

Histórias de migrantes a viver em Portugal em estreia em Tondela no festival FINTA

“Anoitecer” é um espetáculo que “cruza teatro e música com histórias recolhidas junto de pessoas migrantes a viver em Portugal”, criado pela associação cultural Cem Palcos

 Histórias de migrantes a viver em Portugal em estreia em Tondela no festival FINTA
15.10.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Histórias de migrantes a viver em Portugal em estreia em Tondela no festival FINTA
15.10.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Histórias de migrantes a viver em Portugal em estreia em Tondela no festival FINTA

A 31.ª edição do Festival Internacional de Teatro ACERT (FINTA) acontece em Tondela entre 12 e 15 de novembro e estreia, na abertura, um espetáculo teatral e musical, que inclui histórias de migrantes a viver em Portugal.

“Anoitecer” é um espetáculo que “cruza teatro e música com histórias recolhidas junto de pessoas migrantes a viver em Portugal”, criado pela associação cultural Cem Palcos, de Viseu, em coprodução com o Novo Ciclo ACERT, agendada para 12 de novembro, quarta-feira, às 21:30. 

“A participação da comunidade local reforça a dimensão colaborativa e afetiva desta proposta, que parte da memória, da oralidade e do encontro entre gerações para construir um espetáculo poético, terno e politicamente relevante”, adiantou.

O festival internacional receberá espetáculos de quatro países (Portugal, Espanha, Canadá e Brasil) ao longo dos quatro dias, e, segundo o Novo Ciclo ACERT, será um “ponto de encontro entre criadores e públicos, dando lugar à expressão artística vinda de vários cantos do mundo e a uma programação que celebra o teatro como experiência sensorial, partilhada e profundamente humana”.

O cartaz, “marcado pela diversidade de estéticas e geografias”, totaliza 25 ações, desde propostas que cruzam teatro de texto, teatro físico, música, marionetas, novo circo e dança contemporânea, entre outras destinadas ao público escolar e familiar, a jovens criadores ou a utentes de lares e centros de dia do concelho de Tondela, onde o FINTA se deslocará, no âmbito da iniciativa “Fora de Portas”.

A programação do primeiro dia do festival abre às 18:00 com a inauguração da exposição “Fogo Sujo, Fogo Sujo (pouca terra, pouca terra)” da dupla de artistas Maria Miguel Pratas e Miguel A. Ribeiro, uma exploração do território através de objetos escultóricos e sistemas áudio.

A fechar a noite de 12 de novembro, pelas 23:00, outra estreia: a jovem bailarina Verónica Ribafeita, natural de Tondela, apresenta a criação “Inter Specula”, uma peça de dança contemporânea “que questiona a identidade, o lugar do eu numa sociedade cada vez mais exposta e condicionada pelas redes sociais e regida por padrões de beleza e pressões externas” e que é também o seu primeiro trabalho enquanto coreógrafa.

A 13 de novembro, o FINTA propõe “Une Histoire Vraie”, um espetáculo de teatro físico, sem palavras, da companhia portuguesa GATO SA, a história de Pauline, “uma mulher que regressa à sua infância para reencontrar a verdade sobre as suas origens”.

No mesmo dia, às 23:00, o ator canadiano Hugues Sarra-Bournet apresenta o café-teatro “Mario a un Incroyable Talent” (“Mário tem um talento inacreditável”, na tradução em português), uma comédia visual que mistura magia, humor físico e um forte envolvimento com o público.

A 14 de novembro, sexta-feira, penúltimo dia do festival, sobe ao palco “Tudo Acontece Numa Segunda-feira de Manhã”, do dramaturgo e ator brasileiro Vinícius Piedade, uma peça com humor em que dois candidatos transformam uma entrevista de emprego “numa reflexão sobre a precariedade laboral, o absurdo da competitividade no trabalho e o desemprego”.

A fechar a noite, o Bar ACERT acolhe o café-teatro “Parias”, um espetáculo de marionetas para adultos do espanhol Javier Aranda.

No último dia do FINTA, 15 de novembro, às 16:30, a tarde está reservada às crianças, com “Sotobosque, a vida debaixo das árvores”, um espetáculo de música e teatro do coletivo espanhol Inspira Teatre.

“Latas”, da companhia espanhola D’Click, é uma das propostas noturnas, “um espetáculo de novo circo que combina acrobacia, humor, manipulação de objetos e poesia visual”.

O FINTA encerra a programação às 23:00 com “Poemas Visuales”, do também espanhol Jordi Bertran, um espetáculo de marionetas para adultos, “mas que também encanta os mais pequenos”, onde é dada vida “a um elenco de personagens construídas a partir de letras manipuladas com mestria e ternura”.

pub
 Histórias de migrantes a viver em Portugal em estreia em Tondela no festival FINTA

Outras notícias

pub
 Histórias de migrantes a viver em Portugal em estreia em Tondela no festival FINTA

Notícias relacionadas

Procurar