almoço Natal GNR Pingo Doce 1
469381073_10232714145863563_408016134871071740_n
cantando o natal viseu fragosela
261121083019a9f55af575cc44675655afd52fd8ee0b7e8852f2
221221102816ea5e4a48ad2623f3eea1d59d63cf34ae78d05d1d
140122144234ddd8df4b510d3e43d02babb42d9dd1f2fb699a5c

A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…

13.12.24

Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…

11.12.24

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

09.12.24
Home » Notícias » Diário » Hospital de Viseu fora fora do Top de reclamações, mas utentes têm outra visão

Hospital de Viseu fora fora do Top de reclamações, mas utentes têm outra visão

 Hospital de Viseu fora fora do Top de reclamações, mas utentes têm outra visão
11.06.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Hospital de Viseu fora fora do Top de reclamações, mas utentes têm outra visão
13.12.24
Fotografia: Jornal do Centro
 Hospital de Viseu fora fora do Top de reclamações, mas utentes têm outra visão

O Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV) não figura no “top 20” de entidades com mais reclamações submetidas à Entidade Reguladora da Saúde (ERS), em 2021. Os dados são do relatório da ERS, que agrupa todos os processos de reclamações, elogios e sugestões (REC).

A lista de entidades de saúde, públicas e privadas, com mais REC classificados exclusivamente como reclamação é liderada pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, com 10.447 processos. O Centro Hospitalar Lisboa Ocidental encerra o “top 20”, registando 1.071 reclamações. Já o CHTV tem 493 processos classificados apenas como “reclamação”. No total, em 2021 a ERS registou 84.024 reclamações.

Das unidades de saúde do distrito, apenas a CUF Viseu integra as listagens e surge como uma das 20 entidades do setor privado com internamento com mais reclamações, elogios e sugestões. No ano de 2021, registaram-se naquela unidade 333 REC, sendo que 217 são reclamações, 113 elogios e três são sugestões.

Urgências do hospital continuam a ser alvo de reclamação
Apesar de não figurar na lista das entidades com mais reclamações, o Hospital de Viseu continua a ser alvo de criticas devido ao tempo de espera nas urgências. Na última semana, alguns utentes contactaram o Jornal do Centro devido ao elevado tempo de espera no serviço, que em alguns casos ultrapassou as 10 horas.

Um dos utentes explicou que era a segunda vez que estava nas urgências, em menos de uma semana, e que esperou 10 e 12 horas. Disse ainda que algumas pessoas chegaram a escrever no livro de reclamações. “Havia muitas pessoas já com alguma idade e dificuldades de mobilidade que estiveram muitas horas à espera, algumas cansaram-se e reclamaram”, explicou o utente.

Contactado, o CHTV explicou que têm havido um aumento do número de utentes e, consequentemente, um aumento de tempo de espera.

“À semelhança do que acontece noutros pontos do país, deparamo-nos com um aumento do número de utentes que se deslocam aos Serviços de Urgência (SU). Esta realidade pode, por vezes, traduzir-se num aumento dos tempos de espera dos utentes, e, por isso, a demora ser mais prolongada que o tempo habitual”, frisou a unidade.

Ao Jornal do Centro, o CHTV explicou ainda que estes atrasos podem ser “potenciados pelas condições físicas do espaço provisório onde funciona o SU durante as obras de ampliação em curso”.

A unidades hospitalar aproveitou para relembrar que “os utentes devem dirigir-se aos serviços de urgências apenas em casos verdadeiramente urgentes, e que os utentes não urgentes devem recorrer aos Cuidados de Saúde Primários ou à linha de saúde SNS 24 (808 24 24 24)”.

 Hospital de Viseu fora fora do Top de reclamações, mas utentes têm outra visão

Outras notícias

pub
 Hospital de Viseu fora fora do Top de reclamações, mas utentes têm outra visão

Notícias relacionadas

Procurar