A perda da visão ao perto faz parte do processo normal de…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Setembro é um mês de transição importante para a sua horta e…
por
José Carreira
por
Leonel Ferreira
por
Pedro Baila Antunes
O eventual Falta de médicos coloca em risco urgências na Pediatria do Hospital de Viseu do Hospital de Viseu já levou alguns partidos a mostrarem o seu desagrado.
O Iniciativa Liberal (IL) revelou que foi com “consternação e genuína preocupação para com os utentes” que soube da notícia. A situação agravou-se nos últimos dias com a saída de quatro médicos especialistas, situação que agudizou a falta de clínicos na especialidade. O preenchimento das escalas fica mais complicado, até porque parte da equipa está isento de fazer serviço noturno.
Isto, segundo o IL, coloca em causa “não só diretamente o atendimento de crianças e jovens em situações urgentes e emergentes 24 horas por dia, como também o atendimento a grávidas em trabalho de parto – sabendo que o Centro Hospitalar Tondela-Viseu é já o hospital de referência para o Hospital da Guarda”.
“Sabemos também que o CHTV tem em curso um concurso para a admissão de 2 médicos especialistas em Pediatria, mantendo-se o défice comparativamente às saídas, no caso do seu preenchimento”, acrescenta o partido.
A verificar-se a necessidade de encerrar pontualmente as urgências, os doentes que queiram ser atendidos no Serviço Nacional de Saúde terão de se deslocar aos hospitais de Coimbra. Os liberais consideram que tais deslocações implicariam “mais de 80 quilómetros” de transporte através do IP3, uma via que, lembram, continua “insegura e em reabilitação”.
Já o PSD de Santa Comba Dão manifestou o seu repúdio em sede da Câmara Municipal. Os vereadores de oposição na autarquia apresentaram uma moção contra o possível encerramento das urgências pediátricas, na última reunião do executivo ocorrida esta terça-feira (30 de maio).
Segundo os sociais-democratas, o documento foi aprovado por unanimidade pelo executivo liderado pelo socialista Leonel Gouveia.
“São vários os pontos elencados nesta moção de repúdio como o facto deste encerramento estar previsto aos fins-de-semana e durante o período noturno, obrigando a que crianças e pais se desloquem a Coimbra e façam dezenas de quilómetros para serem atendidos”, referem.
A vereação e a comissão política concelhia do PSD em Santa Comba Dão apelam à administração do Centro Hospitalar Tondela-Viseu que encontre uma “solução urgente” para evitar o encerramento das urgências.
O conselho de administração do Centro Hospitalar confirmou no final da semana passada ao Jornal do Centro que existem dificuldades na realização das escalas de urgência no serviço de Pediatria por falta de recursos humanos, mas garantiu que “não está confirmado nenhum encerramento”.