A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Carolina Ramalho dos Santos
por
Amnistia Internacional
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões alerta para o elevado grau de risco de incêndio rural na região, que vai continuar elevado pelo menos até ao final desta semana.
Esta terça-feira no distrito, estão em alerta máximo os concelhos de Armamar, Tabuaço, São João da Pesqueira, Penedono, Sernancelhe, Moimenta da Beira e Mangualde. Os restantes municípios estão sob risco muito elevado, incluindo Viseu.
A CIM recomendou à população “a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação”, sendo que é proibido fazer queimadas e fogueiras, circular ou permanecer em zonas florestais e fazer trabalhos com máquinas em dias de risco muito elevado e máximo.
Ao todo, catorze concelhos dos distritos de Bragança, Viseu, Guarda e Castelo Branco apresentam hoje perigo máximo de incêndio rural. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou também vários concelhos de vários distritos do Norte e Centro e Algarve em perigo muito elevado de incêndio rural.
Segundo o instituto, o perigo de incêndio rural vai manter-se elevado em algumas regiões do continente pelo menos até sábado (3 de setembro).
O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
Na quarta e sexta-feira (31 de agosto e 2 de setembro), Moimenta da Beira é o único concelho da região que vai continuar sob risco máximo.