Em pleno coração de São Pedro do Sul, a aldeia de Covas…
A Farmácia Grão Vasco, em Viseu, vai além da simples dispensa de…
A Criaverde marcou presença na BTL 2025, transformando os stands com decorações…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
O Centro de Bem Estar e Repouso da Paróquia de Sever, em Moimenta da Beira, foi uma das instituições contempladas com o Prémio BPI Fundação ‘la Caixa’ Seniores 2022, com o projeto “Seniores a Mexer em Sever”.
O objetivo do projeto foi o de disponibilizar um circuito exterior de manutenção sénior para a prática de atividades físicas com utentes da instituição e outros idosos da freguesia.
Em comunicado, o Centro de Bem Estar de Sever refere que o plano “consiste em associar um circuito de caminhada em volta do edifício da instituição e um parque com equipamentos diferenciados para exercício físico direcionado às necessidades específicas dos praticantes”.
As obras terminaram recentemente e o espaço já se encontra a funcionar. Segundo o centro paroquial as atividades estarão divididas em grupos, “com o mínimo de 5 e máximo de 8 elementos” que serão selecionados de acordo com as necessidades de cada pessoa idosa, com a colaboração da Junta de Freguesia local.
A instituição enaltece ainda que a principal mais-valia são as vantagens do exercício ao ar livre e a possibilidade de se realizarem atividades que respondam às necessidades específicas dos praticantes, resultando num “enriquecimento dos serviços prestados”.
A décima edição do Prémio BPI Fundação ‘la Caixa’ Seniores atribuiu 1,3 milhões de euros a 36 projetos que visam dar respostas sociais aos problemas da solidão emocional e social dos mais velhos. As candidaturas vencedoras receberam em média mais de 36 mil euros e vão apoiar mais de 5.700 seniores em situação de vulnerabilidade.