hermeto pascoal _ Gabriel Quintão
viseu rockfest_miguel guerra photos
foto_newsmotorsport_GRD1
casas habitação aluguer comprar
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107
aluguer aluga-se casas

Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…

08.07.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

07.07.25

Rimas sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…

02.07.25
autárquicas 25
psd
domingos nascimento tarouca autárquicas
CasadeSantar_4
pexels-weekendplayer-735869
Captura de ecrã 2025-06-26 171722
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Inundações em Viseu devido à chuva e vento fortes

Inundações em Viseu devido à chuva e vento fortes

Pico de ocorrências em Viseu aconteceu entre as 22h30 e 1h00. Proteção civil diz que não há vítimas a registar. Chuva e vento fortes são efeitos da passagem da depressão Bert

Micaela Costa
 Inundações em Viseu devido à chuva e vento fortes - Jornal do Centro
25.11.24
fotografia: Bombeiros Sapadores Viseu (arquivo)
partilhar
 Inundações em Viseu devido à chuva e vento fortes - Jornal do Centro
25.11.24
Fotografia: Bombeiros Sapadores Viseu (arquivo)
pub
 Inundações em Viseu devido à chuva e vento fortes - Jornal do Centro

Viseu registou 11 inundações devido à chuva e vento fortes que se fizeram sentir na noite deste domingo (24 de novembro) e madrugada de segunda-feira, devido aos efeitos da passagem da depressão Bert. As ocorrências registaram-se, na sua maioria, no perímetro urbano do concelho e não há vítimas a registar.

Segundo a proteção civil municipal, o alerta para a última ocorrência foi dado às 2h00 desta segunda-feira (25 de novembro), sendo que o pico de intervenções aconteceu entre as 22h30 e 1h00.

“As ocorrências são, sobretudo, inundações na via pública, tendo-se registado uma inundação em habitação”, confirmou ao Jornal do Centro o adjunto do comando dos Bombeiros Sapadores de Viseu, Rui Poceiro.

O trabalho dos operacionais passou pelo “auxílio no escoamento das águas pluviais”, “para a reposição das condições de segurança de circulação e prevenção dos efeitos da precipitação elevada ao nível das populações e habitações”.

À semelhança de Viseu, no resto do país a maioria das ocorrências foram inundações, não havendo vítimas a registar. Ao todo, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre as 00h00 de domingo e as 07h00 desta segunda-feira 750 ocorrências devido à chuva e vento fortes.

Em declarações à agência Lusa, o oficial de operações da ANEPC, José Costa, adiantou que das 750 ocorrências registadas, 280 foram inundações, 221 quedas de árvores, 192 quedas de estruturas, 51 limpezas de via e nove movimentos de massa.

“O maior número de ocorrências foi registado na Grande Lisboa com 169, seguida de Coimbra com 135 e 92 na Área Metropolitana do Porto”, disse José Costa, acrescentando que a situação foi acalmando durante a noite.

O norte e o centro de Portugal continental foram atingidos, entre domingo e hoje por uma superfície frontal fria, com vento e chuva por vezes forte e agitação marítima, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em comunicado, o IPMA referiu que a superfície frontal fria estava associada à depressão Bert (nome atribuído pelo Serviço Meteorológico da Irlanda).

Depois da chuva intensa que se fez sentir na última noite, a região de Viseu pode contar com abertas e céu nublado na última semana de novembro.

pub
 Inundações em Viseu devido à chuva e vento fortes - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Inundações em Viseu devido à chuva e vento fortes - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar