A BTL 2025 chegou ao fim, e o Centro de Portugal voltou…
Para quando uma visita a Oliveira de Frades? Descubra 5 coisas a…
Pela primeira vez a participar na maior feira de turismo nacional, a…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Rui Cardoso
por
Diogo Chiquelho
O trânsito no IP3, na zona de Santa Comba Dão, vai ser desviado na próxima semana devido à substituição do viaduto ferroviário da Linha da Beira Alta. A informação foi adiantada pela Infraestruturas de Portugal (IP).
Segundo a empresa, para a realização das obras de betonagem do tabuleiro do viaduto, é necessário “proceder ao desvio de tráfego à passagem pelo local dos trabalhos”.
O desvio vai ocorrer entre os quilómetros 82 e 101 do IP3, onde o trânsito será encaminhado para o IC12 e a Estrada Regional 230. O constrangimento vigora entre as 12h00 de 4 de setembro e as 14h00 do dia 8.
A IP assegura em comunicado que os trabalhos e o desvio “estarão devidamente sinalizados em toda a sua extensão”.
A intervenção tem como objetivo a substituição do viaduto da Linha da Beira Alta por uma nova estrutura com “dimensão adequada” e permitindo a realização das obras de duplicação e requalificação do IP3 entre os nós da Lagoa Azul e Viseu.
A IP apela à “melhor compreensão” dos automobilistas pelos “incómodos e inconvenientes que esta situação provoca”.
Este não é o primeiro constrangimento do género no IP3. Já no passado mês de , o antigo viaduto da Linha da Beira Alta foi demolido numa operação que obrigou também ao desvio do trânsito que circulava na estrada Viseu-Coimbra.
A obra no troço do IP3 entre Viseu e Santa Comba Dão deverá avançar em 2024 e foi aprovada pelo Governo, contando com Ministério das Finanças deu luz verde à duplicação do IP3 entre Viseu e Santa Comba Dão.
Já a empreitada de modernização da Linha da Beira Alta tem a conclusão prevista para novembro deste ano, altura em que a via ferroviária deverá reabrir de acordo com as estimativas da IP.