Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
O centro de vacinação do Pavilhão Multiusos de Viseu já administrou mais de 100 mil doses contra a Covid-19. O balanço foi feito esta segunda-feira (28 de junho) na última Assembleia Municipal pela presidente da Câmara, Conceição Azevedo.
A autarca traçou um balanço positivo da operação de vacinação. “Já foram realizadas mais de 115 mil inoculações segundo os últimos números partilhados pelo ACES Dão Lafões. São dados relativos a 7 de junho e fornecidos no dia 16”, adiantou.
A presidente da autarquia viseense realçou também o trabalho feito no centro de vacinação local, nomeadamente da parte dos voluntários que fazem “um trabalho atento de proximidade e acompanhamento”.
“São dezenas os rostos que se voluntariam através do Município e da Liga de Amigos e Voluntariado do Centro Hospitalar Tondela-Viseu e que colaboram na luta contra o vírus”, disse Conceição Azevedo.
Depois da intervenção da presidente do município, a deputada da CDU, Filomena Pires, pediu um voto de reconhecimento a todos os profissionais de saúde.
“Por qualquer lapso involuntário, a senhora presidente não dirigiu nenhuma palavra de agradecimento ou conforto aos médicos, enfermeiros, auxiliares e outros profissionais do Serviço Nacional de Saúde que, com zelo extremo e sacrifício da sua saúde e da vida familiar, realizaram as mais de 115 mil inoculações no concelho”, disse.
A comunista classificou os profissionais de saúde como um “exército de combatentes pela saúde pública”.
Já a deputada do PS, Ana Cláudia Salgado, desafiou a Câmara a avançar com uma testagem gratuita no concelho “em prol dos cidadãos” e para prevenir mais contágios de Covid-19.
“Numa altura em que estamos num acrescendo de casos Covid no nosso concelho e no distrito e em que o verão se aproxima, sendo sinónimo de vinda de maior turismo e dos nossos emigrantes, reuniões de família e alguns eventos, a prevenção terá que imperar. É neste quadro que apelamos ao executivo para que garanta testes gratuitos a residentes e a não-residentes”, disse.
A socialista lembrou que outros municípios do país já deram o exemplo, como Lisboa, Lagoa, Cascais, Albufeira, Oeiras, Odivelas e Amadora.
Na resposta, Conceição Azevedo lembrou o investimento municipal de mais de três milhões de euros no combate à pandemia.
“Ajudámos na testagem a atletas e a funcionários do Município. Atuamos sempre onde nós entendemos que é preciso atuar. Lembro do hospital de retaguarda (instalado no Pavilhão do Fontelo) e de todo o processo de vacinação que acompanhámos com o apoio do transporte e realço o trabalho extraordinário dos presidentes de junta. Nós estamos sempre alinhados com todos os pedidos de apoio”, disse.
A autarca não descartou a hipótese de o município ajudar na testagem à população. “É claro que se houver uma situação de emergência em que seja solicitada a intervenção do Município e a sua colaboração em mais algum episódio, cá estaremos para dar o apoio”, afirmou.
Conceição Azevedo disse ainda a Filomena Pires que não se esqueceu dos profissionais de saúde, dizendo que fez referência a eles no início da sua intervenção.
“Aliás foi por aí que comecei e disse: Saliento uma vez mais o trabalho dos profissionais de saúde dedicados e empenhados em dar seguimento de forma eficaz, cuidada e segura os agendamentos da vacina contra a Covid-19”, respondeu.