Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…
A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
André Rodilhão - Destak Imobiliária
por
Ana Rodrigues Silva
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
A Feira Medieval de Lamego regressa para mais uma edição de 7 a 10 de junho. A iniciativa promovida pela Câmara vai ter lugar no centro histórico da cidade (Bairro do Castelo, Praça do Comércio e zona envolvente).
Em comunicado, a autarquia de Lamego realça que a nobreza, os mestres de ofícios e os servos vão estar de volta para “recriar a história dos tempos de D. Afonso Henriques e as Cortes de Lamego”.
As Cortes de Lamego teriam sido realizadas na Igreja de Santa Maria de Almacave, onde se teriam estabelecido as primeiras leis do Reino de Portugal, entre 1139 e 1143. No entanto, estas cortes têm sido alvo de discussão, uma vez que vários historiadores, entre os quais Alexandre Herculano, disseram ao longo dos anos que as cortes não chegaram sequer a existir.
A recriação histórica também contará com um mercado medieval com várias propostas gastronómicas e com animação juntando a música e os jogos de destreza.
A Câmara já abriu as inscrições para os artesãos, comerciantes e associações que queiram participar na feira deste ano. O formulário de candidatura e as regras de participação estão disponíveis no site do município.
Depois de preenchido, o formulário deve ser enviado para o endereço de e-mail camara@cm-lamego.pt ou entregue em formato papel no Balcão Único, situado nos Paços do Concelho.