Com a chegada do outono, é altura de saborear os ingredientes da…
A Comunidade Intermunicipal do Oeste deu as boas vindas ao ‘Post Tour…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Pedro Escada
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
A Escola Básica e Secundária da Sé e o Colégio de Lamego foram os vencedores do concurso “Jovem Autarca”, cuja final decorreu na última segunda-feira (27 de maio) no salão nobre da Câmara de Lamego.
As equipas “Os Mestres” do 6.º ano da Escola da Sé e “A” do 11.º ano do Colégio de Lamego receberam como prémio uma viagem ao Parlamento Europeu, em Bruxelas. Já para todos os participantes, a Câmara oferece um kit do jogo Jogo ”Jovem Autarca” de Lamego premiado pela Associação de Assembleias Municipais.
Ao todo, 37 alunos de 13 equipas chegaram à última etapa da competição que teve início em janeiro e que Como jogar “O Jovem Autarca”, um desafio onde, mais do que ganhar, importa dialogar?. Os alunos vieram dos agrupamentos de escolas da Sé e Latino Coelho, do Colégio de Lamego e da Escola de Hotelaria e Turismo do Douro-Lamego.
O projeto criado pela Assembleia Municipal de Lamego pretende desenvolver nos mais jovens conceitos de cidadania e de gestão do território e um dos objetivos passa por abordar questões do dia a dia à frente da coordenação de um município, abordando temas como a cidadania, o poder local e a Constituição.
Com 53 cartas e mais de 150 desafios, “O Jovem Autarca” pode ser jogado por duas a quatro equipas e os participantes podem escolher dois níveis de dificuldade. Um dos níveis é recomendado para crianças dos seis aos 12 anos e o outro para maiores de 12 anos.
Cada uma das cartas tem duas faces, sendo que a face azul diz respeito às questões para crianças até aos 12 anos, e a face amarela corresponde ao nível mais difícil. Em cada lado da carta encontram-se três tópicos, um relacionado com o “Poder Local”, outro com “Política” e um terceiro com “Cidadania”.
O presidente da Câmara de Lamego, Francisco Lopes, destacou a importância da iniciativa, dizendo ser “fundamental investir na educação de cidadãos que contribuam para a vida coletiva”. O kit de jogo foi desenvolvido pela empresa de brinquedos científicos Science4you.