A Comunidade Intermunicipal do Oeste deu as boas vindas ao ‘Post Tour…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Sabia que é possível parecer mais jovem e elegante com os seus…
por
Raquel Costa, presidente da JSD Concelhia de Tarouca
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A Câmara de Mangualde vai condecorar Jorge Coelho a título póstumo e também João Azevedo, Miguel Monteiro e Maria Teresa Cruz nas cerimónias municipais do 25 de Abril, esta quinta-feira.
Os galardões vão ser entregues pela autarquia presidida por Marco Almeida, depois de terem sido aprovados pela Assembleia Municipal entre 2020 e 2021.
O ex-ministro e empresário Jorge Coelho, que morreu há três anos e era natural do concelho, e o antigo presidente da Câmara e atual deputado do PS e vereador da oposição em Viseu, João Azevedo, vão receber da autarquia a Medalha de Ouro da Cidade de Mangualde, atribuída a personalidades que tenham prestado serviços de “excecional relevância” ao concelho.
Também vai receber a mesma condecoração Maria Teresa Cruz. Militante do PCP e ex-membro da Assembleia Municipal durante três mandatos, a professora de profissão Teresa Cruz. A história da mulher do PCP e o atentado à bomba de que escapou antes do 25 de Abril, tendo estado nas lutas estudantis da Universidade de Coimbra.
Marai Teresa Cruz foi ainda fundadora da Escola Ana de Castro Osório e da Universidade Sénior Rotary de Mangualde.
Já a Medalha de Mérito Municipal será entregue ao atleta paralímpico Miguel Monteiro, por se ter notabilizado no campo do desporto, dignificando o concelho de Mangualde. O atleta da Casa do Povo tem-se destacado no lançamento do peso, tendo arrecado várias medalhas ao longo da sua carreira, incluindo nos Jogos Paralímpicos.
A entrega dos galardões irá decorrer durante a sessão solene comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril, às 15h30 desta quinta-feira, no auditório da Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves.
“Após a pandemia, quisemos aguardar por um momento verdadeiramente importante e simbólico, como são os 50 anos da Revolução de Abril, para homenagear estes ilustres mangualdenses que tanto nos orgulham, que tanto deram ao concelho e a quem tanto devemos”, diz o presidente da Câmara de Mangualde, Marco Almeida.