A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Ciclo expositivo da Quinta da Cruz abre com obras de Cristina Rodrigues

Edição de 8 de fevereiro de 2019
09-02-2019
 

Na receção da Quinta da Cruz - o espaço verde que foi transformado em arte, cultura e lazer - o visitante sente logo o impacto da nova mostra que aqui está exposta. ‘In your shoes’ é uma das obras que se estreia em Portugal e a que inicia o percurso expositivo deste Centro de Arte Contemporânea. É também a iniciativa que abre o ciclo expositivo de 2019 da Quinta da Cruz. Trata-se de uma viagem pela carreira da artista Cristina Rodrigues.

Para Jorge Sobrado, vereador da Cultura da Câmara Municipal de Viseu, uma das motivações para este convite a Cristina Rodrigues tem a ver com “a relação umbilical do percurso da artista, do seu trabalho com aquilo que é o território etnográfico e folclórico”. O objetivo era trazer o retrato que a artista faz das tradições artesanais portuguesas, “nomeadamente em Várzea de Calde”. Uma das obras criadas pela artista - o “Sudário”- usa o linho desta freguesia de Viseu.

“Há uma espécie de encontro inesperado e paradoxal entre a delicadeza do desenho, do trabalho, estética do objeto e, por outro lado, os temas [como o das migrações] algo brutais da atualidade que Cristina Rodrigues convoca para as suas criações”, afirma o vereador. Partimos da receção para o edifício principal, a antiga mansão da família Calheiros, para conhecer o trabalho da artista plástica, uma viagem guiada por Ana Rita Antunes, responsável pelo espaço de arte.

Todas as obras expostas são trabalhadas através de uma técnica minuciosa devido ao elemento principal utilizado – o cetim. “A componente do cetim é muito presente no trabalho da artista, até porque ela remete a fita de cetim como um elemento muito feminino e um apelo à sua infância”, explica a Ana Rita Antunes.

Começa aí o trabalho delicado no entrançar e na utilização do cetim. “Isso depois introduz-se e cruza-se com outros elementos com uma componente mais etnográfica, como a questão da cestaria”, que nos remete para a peça ‘Heaven’, na qual todo o processo é trabalhado como se se tratasse de um cesto de vime.

Segundo a responsável pela Quinta da Cruz, a exposição e as variadas obras apresentam uma componente relacionada “com a prática manual que nos desconstrói um pouco do que é a arte contemporânea”.

Ao percorrer as salas do edifício, podem ser apreciadas obras como ‘Bourgeois’ ou ‘The Lovers’.

Na última sala de exposição, há peças que são uma estreia como o caso de ‘Forest Line’. “Quando pensamos numa paisagem, pensamos na linha de horizonte, no que está. E todas essas obras que nos remetem para a paisagem têm um bocadinho essa linha horizontal que também marca estes trabalhos”, aclara. ‘Dusk’, remete-nos para outra componente de paisagem, mas “já com uma zona texturada na parte superficial da obra, quase como se quiséssemos representar um tecido jacard através da pintura”, sublinha. Estas duas obras e ‘Golden Wings’ foram produzidas este ano e estão expostas pela primeira vez.

Nesta sala podem, ainda, avistar as referências que a artista vai buscar às tapeçarias de Castelo Branco.

A visita finaliza com a série dos Desenhos, onde se identificam artistas, que de alguma forma marcam Cristina Rodrigues, como Maria Callas, as irmãs Bronte ou Björk.

Fernando Castro Flórez, o curador da mostra, foi quem desafiou a artista a expor esta série de desenhos, de forma a desvendar a origem do seu trabalho. Assim, este núcleo encerra a exposição, mas, em simultâneo, desvenda-nos aquilo que é o início do trabalho desta artista.

Além da exposição ‘Horizonte’, pode ainda visitar os variados espaços de natureza que complementam a Quinta da Cruz e contam os segredos por lá escondidos. É importante passar pelas esculturas de João Loureiro, Sérgio Amaral, ou, caso prefira, deleite-se com o barulho dos pássaros e o correr do rio Paiva que banha estes hectares mágicos.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT