A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Fim de semana de orquestras no Festival da Primavera

Edição de 12 de abril de 2019
12-04-2019
 

A Aula Magna do Politécnico de Viseu e o Pavilhão Multiusos da cidade vão receber esta sexta-feira e sábado (12 e 13 de abril) dois concertos de orquestras, no âmbito da 12.ª edição do Festival Internacional de Música da Primavera.

A Orquestra Juvenil de Viseu será a primeira orquestra a atuar no evento deste ano, com uma atuação que junta professores, alunos e ex-estudantes do Conservatório de Música Dr. Azeredo Perdigão, músicos de bandas filarmónicas e alguns músicos que frequentam outras escolas de música fora do distrito.

O grupo, liderado pelo maestro Cláudio Ferreira, começa a tocar esta sexta-feira, às 21h00, na Aula Magna do IPV, depois de já ter realizado vários concertos em Viseu, nomeadamente nas comemorações do feriado municipal e na abertura do próprio Festival da Primavera, em 2016.

A Orquestra Juvenil já conta com um repertório assente em compositores como Vivaldi, Mozart e Verdi. No concerto desta noite, os músicos vão tocar músicas de Beethoven, Claude Debussy, Edward Elgar, Hans Zimmer e Howard Shore.

Já a Orquestra Filarmónica Portuguesa vai tocar no Multiusos, a partir das 21h00 de sábado, com a participação da violinista norueguesa Eldbjørg Hemsing, considerada como uma das principais figuras expoentes da tradição musical do país nórdico. No repertório do concerto, vão estar obras dos compositores Hjalmar Borgström e Dmitri Shostakovich.

A orquestra, que teve o seu primeiro espetáculo em 2016 e está sediada em Viseu há mais de um ano, integra um conjunto de músicos  premiados em concursos nacionais e internacionais, bem como ex-integrantes da Orquestra de Jovens da União Europeia e de outras orquestras de jovens internacionais e ainda músicos estrangeiros residentes em Portugal.

O grupo, que faz concertos sinfónicos e ópera, já foi considerado por críticos especializados e músicos como um dos mais importantes projetos dos últimos anos na música erudita nacional, pela sua qualidade e originalidade.

No domingo (dia 14), os vencedores do 12.º Concurso de Instrumentistas do Conservatório de Música Dr. Azeredo Perdigão, a entidade organizadora do Festival da Primavera, vão atuar no Hotel Grão Vasco para apresentar o seu trabalho, em dois concertos agendados para as 15h00 e as 17h00.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT