A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Sete Lágrimas esta sexta-feira no Teatro Viriato

Edição de 8 de março de 2019
08-03-2019
 

O Teatro Viriato vai receber esta sexta-feira o grupo “Sete Lágrimas”, um grupo que junta vários músicos de diferentes influências e toca músicas que tentam procurar um diálogo entre a música antiga e a contemporaneidade e entre as músicas erudita e popular.

A formação ensemble, que está a comemorar os 20 anos de carreira, vai apresentar “Diáspora” no palco do espaço cultural de Viseu.

“Diáspora” é também o nome do projeto musical que o grupo realizou recentemente, tendo, neste contexto, lançado três trabalhos de estúdio em 2008, em 2011 e em 2012. Além disso, a discografia, aclamada pela crítica, também inclui títulos como “Cantiga”, “En tus brazos una noche”, “Silêncio”, “Kleine Musik” e “Vento”.

No Teatro Viriato, o coletivo propõe um espetáculo que, a partir da abordagem à expansão portuguesa do século XV, pretende mergulhar nos géneros e formas musicais que vigoravam no mundo de ontem e ainda permanecem nos dias de hoje, arriscando novas fórmulas interpretativas de reportórios elaborados entre os séculos XVI e XX.

O fado, o vilancico ibérico, as “mornas” africanas, o “chorinho” brasileiro e as canções tradicionais de Timor, Macau, Índia e Brasil são alguns dos estilos musicais que inspiram o “Sete Lágrimas”, cujo nome é retirado das coleções de dança do compositor renascentista John Dowland. A sua discografia integra regularmente as playlists das rádios clássicas de vários países europeus como Espanha, Inglaterra, República Checa e Bósnia.

A formação, que já fez mais de 350 concertos em 12 países como Itália, Bulgária, Malta, Bélgica, Espanha, Noruega e Suécia, é dirigida por Filipe Faria e Sérgio Peixoto. A dupla vai ser acompanhada em Viseu por Pedro Castro, Tiago Matias, Sofia Diniz e Baltazar Molina.

O espetáculo no Teatro Viriato arranca às 21h30.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT