A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Centro de trail vai nascer em S. Pedro do Sul

Edição de 4 de janeiro de 2019
05-01-2019
 

S. Pedro do Sul vai ter um Centro de Trail Running, que para quem não conhece é uma modalidade de corrida em percursos montanhosos e terrenos irregulares, que está a ganhar cada vez mais adeptos.

A valência vai levar à marcação de trilhos ao longo de mais de 100 quilómetros em todo o concelho. Miranda do Corvo, Penacova ou Valongo são alguns dos municípios que já possuem uma estrutura do género destinada aos ultramaratonistas, como são conhecidos os praticantes da modalidade.

O Centro de Trail “não vai ter uma base específica”, tendo associado “uma rede de albergues e um percurso bem definido e marcado e que tentará passar por todas as freguesias”, explicou o vice-presidente da Câmara. “Não podemos ter uma ideia de pequenas capelas. Temos que definitivamente olhar para o concelho como um todo. Se possível vai ter passagem se não em todas, mas na maioria das freguesias. E há de ter albergues em todas as freguesias”, disse Pedro Mouro.

Segundo o vereador com o pelouro do Desporto no município, está ainda a ser feito um levantamento das estruturas de apoio aos ultramaratonistas que irão ser criadas, sendo certo que umas serão maiores do que outras. Estes espaços poderão ter gestão pública ou privada.

A Câmara tenciona realizar protocolos com Juntas de Freguesia e coletividades para colocar em funcionamento estas valências. Pedro Mouro deu como exemplo “a Associação dos Caçadores em Vilarinho, em Manhouce, que pode ser muito bem um albergue”. “Tem todas as condições para isso. Isto é a forma de rentabilizarmos alguns espaços que já existem sem gastarmos dinheiro”, sustentou, acrescentando que o grande objetivo da Câmara é que “as pessoas venham para” o concelho treinar porque já existem provas no território.

“Elas podem vir sozinhas treinar e terão albergues em vários sítios, zonas de apoio, onde podem ficar e dormir e zonas de apoio. É isso que é o Centro de Trail”, vincou. O investimento a executar neste projeto ronda os 40 mil euros.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT