A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Equipas de Vila Nova de Gaia visitam Lusitano e Castro Daire

Edição de 25 de outubro de 2019
26-10-2019
 

O Campeonato de Portugal vai já para a oitava jornada e o Castro Daire, que está em maré de conquista de pontos, só venceu um jogo: foi em casa frente ao Coimbrões por duas bolas a zero. É precisamente no Complexo Desportivo de Castro Daire que a equipa de Vasco Almeida vai tentar continuar a dar seguimento aos bons resultados. A turma castrense não perde há dois jogos: além da vitória contra o Coimbrões, empatou em casa de um dos favoritos à subida, o Sporting de Espinho.

Já o Canelas 2010, próximo adversário dos castrenses, tem o triplo dos pontos da turma de Vasco Almeida. A formação de Vila Nova de Gaia marcou quase o dobro dos golos, tendo sofrido menos de metade relativamente ao Castro Daire. Só por uma vez o Canelas 2010 perdeu e foi pela margem mínima (1-0 contra a AD Sanjoanense).

O clube está sediado na vila de Canelas, no concelho de Vila Nova de Gaia. A instituição foi extinta na época 2005/2006 e regressou em 2010, tendo resgatado, por isso, esse ano, para o nome do clube que ficou célebre por episódios de agressões em alguns jogos que disputou. De resto, recentemente num jogo da Taça de Portugal, Fernando Madureira, capitão da equipa e também líder da claque portista, Super Dragões, foi castigado com dois jogos de suspensão porque foi expulso depois de ofender verbalmente a equipa de arbitragem. A equipa estava, na época passada, a disputar os distritais da Associação de Futebol do Porto.

Lusitano joga com “vencido” da Taça 

O futebol tem, por vezes, pormenores irónicos. Se o Castro Daire joga frente ao Canelas 2010, o Lusitano vai jogar frente à equipa que o Canelas eliminou no passado fim de semana da Taça de Portugal: o Valadares Gaia. No derby de Gaia, o Canelas levou a melhor vencendo por 11-10 na marcação de grandes penalidades. Se ficássemos por aqui, dir-se-ia que eram contingências dos sorteios, mas há outro detalhe. Com o sistema de repescagem ainda a vigorar na primeira eliminatória da “prova rainha” o Canelas já havia derrotado o Valadares Gaia, mas este último fora repescado e seguiu para a segunda eliminatória. Aí seguiu em frente e foi, agora, definitivamente eliminado da Taça pelo... Canelas.

O clube, que alinha na série B do Campeonato de Portugal, está neste momento no quinto lugar, a quatro pontos do líder, o Lusitânia de Lourosa.

O trajeto da equipa nortenha esta temporada no campeonato inclui apenas duas derrotas, tendo empatado um jogo e vencido quatro. Na prática, em sete jornadas corridas só há um ponto a separar o Lusitano e o Valadares, com vantagem para a equipa de Vila Nova de Gaia. Se olharmos para os golos marcados e sofridos, os trambelos levam vantagem: marcaram mais três e sofreram menos dois.

Braz, jogador dos trambelos, lidera ainda a tabela dos melhores marcadores da série B, tendo apontado cinco golos em sete partidas. Nesta edição do Campeonato de Portugal, a jogar em casa, o Lusitano só venceu uma partida, no caso o de estreia, contra o Vila Real e logo com goleada (4-0). Nos restantes dois encontros, a equipa viseense perdeu por duas bolas a uma (frente a Leça e Espinho).





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT