A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
 
        

Orientação: Aguiar da Beira quer receber mundial de juniores

Edição de 6 de julho de 2018
08-07-2018
 

Aguiar da Beira quer ser em 2021 palco do Campeonato do Mundo de Orientação de Juniores. A Câmara Municipal local já apresentou a candidatura à Federação Internacional da modalidade, contando com a concorrência da Suécia e Roménia.

“Estamos convictos de que dispomos dos melhores recursos e potencialidades para atração dos aficionados da Orientação e queremos muito que eles conheçam o nosso território, as nossas gentes, a nossa cultura, a nossa gastronomia e que aqui vivenciem, em contacto com a natureza, as suas melhores experiências desportivas”, explica a vice-presidente do município, Rita Mendes.

Segundo a autarca, esta candidatura resulta também do lançamento da marca promocional do território “Orientação – Aguiar da Beira – Oriented For Life”, que visa a atração e valorização turísticas do concelho e que levou até ao concelho “no último ano diversos estágios de atletas, nacionais e estrangeiros, e de várias seleções”. O “sucesso dos eventos/provas da modalidade organizados nos últimos anos” e a “excelência dos percursos para a prática da modalidade, classificados por muitos atletas de renome internacional e por rankings internacionais como dos melhores locais do mundo para a Orientação desportiva”, estão também por detrás da vontade de Aguiar receber o campeonato do mundo.

“Teremos que batalhar muito”
Ciente da “importância” e da “oportunidade da candidatura”, Rita Mendes realça que a autarquia está empenhada “em conseguir o campeonato, alertando “porém que nada está garantido, cabendo a decisão a terceiros”.

“Teremos que batalhar muito para garantir a realização deste campeonato. Estamos apostados em diversas ações de marketing digital e de marketing internacional, através da presença promocional em eventos relevantes da modalidade na Finlândia e na Suécia. A 5 de agosto faremos uma apresentação da candidatura no Congresso da Federação Internacional, onde tentaremos convencer o júri de que temos todas as condições para receber, com êxito, o evento. O país organizador vai ser conhecido nos dias seguintes”, explica.

Prova aberta
O Campeonato do Mundo de Orientação de Juniores mobiliza anualmente cerca de 350 atletas, entre os 18 e os 20 anos. Com eles deslocam-se cerca de 100 técnicos. Para “atrair mais algumas centenas de visitantes”, Aguiar da Beira propõe-se a organizar “paralelamente uma prova aberta e destinada aos espectadores” da competição”.





  • 2002 - 2018 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT