A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Penalva do Castelo: Andebol atrai jovens atletas

Edição de 2 de novembro de 2018
05-11-2018
 

A Escola de Andebol Os Melros surgiu em 1997 pela Associação Cultural, Social, Recreativa e Desportiva de Germil e dinamiza atualmente três escalões: Infantis Masculinos, Iniciados Masculinos e Juvenis Masculinos, que disputam os Campeonatos regionais. Segundo a instituição, a vertente formativa surgiu com os objetivos de “incentivar a prática desportiva, no sentido de incutir hábitos de vida saudável, procurando incrementar entre os mais jovens o gosto pela modalidade do andebol”.

Esta época desportiva (2018/2019), a modalidade conta com crianças e jovens com idades compreendidas entre os seis e os 17 anos, do concelho de Penalva do Castelo. Anabela Cabral, a coordenadora pedagógica da Escola de formação, realça o desempenho do escalão de Iniciados Masculinos que na época passada garantiu o apuramento ao Campeonato Nacional. Embora esta temporada dispute o Campeonato Regional, a responsável acredita que esta fase de apuramento seja de novo ultrapassada e seja possível voltar ao campeonato maior.

De referir que ainda na época passada, dois dos atletas do mesmo escalão (Hugo Almeida Macário e José Pedro Freitas) foram convocados para a Seleção Regional de Viseu. “Temos tido resultados extremamente positivos com o escalão de Iniciados. A participação no Campeonato nacional valeu pela experiência que foi bastante enriquecedora para os nossos atletas”, refere.

Futebol não foi opção

Num mundo dominado pelo futebol, a Associação Os Melros optou por uma modalidade “alternativa e diferente”. Anabela Cabral assume que a divulgação e captação de atletas “não foi fácil no início do projeto” mas a procura tem sido crescente. Todos os atletas que frequentam, a escola de formação são oriundos do concelho penalvense.

Município apoia com subsídio

Seguindo a estratégia de apoio aos clubes desportivos do concelho, a Câmara Municipal de Penalva do Castelo decidiu atribuir, para esta época, um subsídio que ronda os 11 mil euros para apoiar a escola de formação Os Melros. Na opinião da coordenadora pedagógica, o apoio do município “é fundamental para a manutenção do projeto”. Anabela Cabral destaca a aposta na inclusão social o que à isenção dos atletas no pagamento das inscrições e na realização de exames médicos.





  • 2002 - 2018 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT